Este trabalho foi desenvolvido a partir de observações e avaliações realizadas em aulas de matemática, pois percebemos que a educação matemática vem sendo prejudicada aos longos dos anos e foi agravada no período da pandemia, fato comprovado quando analisamos os gráficos das Avaliações de Larga Escala - ALE no município de Aroeiras-PB no ano de 2022. Então, o que podemos fazer para conter esse retrocesso e avançarmos na educação priorizando os direitos dos alunos assegurados na LDB e as habilidades da BNCC? Com o objetivo de propor atividades que visam a melhoraria no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Nos dispomos a elaborar uma pesquisa bibliografia que terá quatro momentos o primeiro é o embasamento teórico em diversas literaturas que abordam a temática, dentre os autores utilizados destacamos: Demerval Saviani, Jussara Hoffmann e José Joelson Pimentel de Almeida. No segundo momento, iniciamos a aplicação de sequências didáticas com conceituação de adição e subtração, vídeos animados e jogos simples (dominó da adição, jogo da velha da subtração, boliche matemático, etc) como também utilização de atividades animadas através de sites e aplicativos. Após esses momentos aplicaremos uma avaliação diagnóstica e por último entrega dos resultados ao professor da turma. Resultados: alunos motivados a aprender as operações matemáticos e uma considerável melhora nas mesmas.