Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: A INFORMÁTICA COM PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
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A informática, como um componente essencial da alfabetização digital, oferece uma variedade de benefícios para esse grupo, incluindo a ampliação das perspectivas de emprego, a melhoria das habilidades de comunicação e a participação mais ativa na sociedade digital. O Estágio Supervisionado em Educação Não Escolar, realizado no Curso de Pedagogia da UFPB/CCHSA possibilitou ter como propósito explorar a integração da tecnologia e da informática no contexto não escolar, visando promover experiências significativas de ensino-aprendizagem com um grupo de pessoas jovens, adultas e idosas. A metodologia deste estudo está fundamentada em uma abordagem qualitativa e pesquisa-ação, seguindo uma sequência estruturada: identificação da problemática; caracterização do problema e planejamento das atividades apropriadas, levando em consideração as demandas identificadas. Os resultados das atividades conduzidas no Estágio Supervisionado em Educação Não Escolar, foram essenciais para o processo formativo dos atendidos, permitindo-lhes desde a primeira utilização de computador, dos conhecimentos básicos para usar um desktop e seus componentes, aprender a teclar até adquirir habilidades em alguns editores de texto. Esses conhecimentos do uso da informática se mostraram relevantes, promovendo participação ativa e engajada das pessoas jovens, adultas e idosas, tanto no processo de aprendizagem no espaço de realização do estágio supervisionado em educação não escolar e, sobretudo, ampliando sua inserção na cultura digital.A educação não escolar desempenha um papel fundamental na formação de pessoas jovens, adultas e idosas que não tiveram possibilidade de cursar, parcial ou na to" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16445_TB7055_10122023205105.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAMILA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA CAMILA" "autor_email" => "camilatec.agroindustria@o" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100003 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7055 "inscrito_id" => 16445 "titulo" => "EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: A INFORMÁTICA COM PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS" "resumo" => "A educação não escolar desempenha um papel fundamental na formação de pessoas jovens, adultas e idosas que não tiveram possibilidade de cursar, parcial ou na totalidade, o ensino básico na educação formal ou que desejam adquirir novas habilidades para estarem próximos das demandas atuais. 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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação não escolar desempenha um papel fundamental na formação de pessoas jovens, adultas e idosas que não tiveram possibilidade de cursar, parcial ou na totalidade, o ensino básico na educação formal ou que desejam adquirir novas habilidades para estarem próximos das demandas atuais. A informática, como um componente essencial da alfabetização digital, oferece uma variedade de benefícios para esse grupo, incluindo a ampliação das perspectivas de emprego, a melhoria das habilidades de comunicação e a participação mais ativa na sociedade digital. O Estágio Supervisionado em Educação Não Escolar, realizado no Curso de Pedagogia da UFPB/CCHSA possibilitou ter como propósito explorar a integração da tecnologia e da informática no contexto não escolar, visando promover experiências significativas de ensino-aprendizagem com um grupo de pessoas jovens, adultas e idosas. A metodologia deste estudo está fundamentada em uma abordagem qualitativa e pesquisa-ação, seguindo uma sequência estruturada: identificação da problemática; caracterização do problema e planejamento das atividades apropriadas, levando em consideração as demandas identificadas. Os resultados das atividades conduzidas no Estágio Supervisionado em Educação Não Escolar, foram essenciais para o processo formativo dos atendidos, permitindo-lhes desde a primeira utilização de computador, dos conhecimentos básicos para usar um desktop e seus componentes, aprender a teclar até adquirir habilidades em alguns editores de texto. Esses conhecimentos do uso da informática se mostraram relevantes, promovendo participação ativa e engajada das pessoas jovens, adultas e idosas, tanto no processo de aprendizagem no espaço de realização do estágio supervisionado em educação não escolar e, sobretudo, ampliando sua inserção na cultura digital.

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