O advento tecnológico adentra cada dia mais as atividades humanas e, no ambiente educativo, tem suscitado diversos desafios no que concerne a forma de integrar esses recursos no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ressignificam a prática pedagógica, ofertando uma gama de ferramentas que integram conhecimentos, procedimentos e atitudes. Ademais, esses recursos fomentam a elaboração de propostas pedagógicas interativas a fim de mobilizar a comunidade para práticas sustentáveis. Nesse sentido, esse estudo objetiva avaliar as percepções dos estudantes acerca da utilização das TDIC no ensino da temática dos resíduos sólidos e verificar o seu perfil tecnológico. Os resultados apresentados foram obtidos por meio de uma pesquisa de mestrado em andamento, de abordagem mista, na qual participaram 35 estudantes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Tupandi/RS. Para tanto, durante as aulas de Ciências, foram aplicados dois questionários e desenvolvidas atividades com utilização das TDIC sobre a problemática dos resíduos sólidos. Os dados encontrados delineiam o perfil tecnológico dos estudantes, apontando sua proximidade com as TDIC no cotidiano, no qual utilizam diferentes ferramentas para diversão e estudo. O desenvolvimento de atividades com a inserção de diversas TDIC nas aulas de Ciências revelou o interesse e participação ativa dos educandos, instigando aprendizagens novas, de forma divertida e contextualizada. Com essa pesquisa, oportunizou-se o letramento digital, por meio da utilização das ferramentas tecnológicas de modo intencional e pedagógico. Isso oportunizou um novo olhar sobre a realidade, especialmente no que se refere à gestão dos resíduos sólidos.