Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS MANUAIS DE ESTUDOS SOCIAIS DO PIAUÍ: MEMÓRIA E IDENTIDADE INDIGENA PIAUIENSE

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho centra sua atenção na análise da construção da memória indígena piauiense presente no livro didático dedicado aos Estudos Sociais do Piauí adotado no final do século XX. O objetivo do estudo é analisar como se constituiu a construção da memória indígena piauiense, a partir dos manuais de estudos sociais do Piauí utilizados nas escolas públicas do Estado nas últimas décadas do século XX. Do ponto de vista teórico, a investigação enquadra-se no campo da história cultural, com ênfase na história do livro didático e das disciplinas escolares. O diálogo teórico do estudo encontra-se fundamentado nos estudos de Chervel (1990), Certeau (2013), Chartier (1998), Burke (2005), Pollack (1989), Bittencourt (2008), entre outros. Metodologicamente, o trabalho define-se como pesquisa documental, cujas fontes priorizadas foram os livros “Estudos Sociais: o Piauí” (1986), de Elzení Portela de Araújo Sousa e “Piauí: tempo e espaço – estudos sociais” (1995), de Iracilde Maria de Moura Fé Lima, Maria Cecília Silva de Almeida e Emília Maria de Carvalho Gonçalves Rebelo. A operação de análise desses dois manuais privilegia o exame dos conteúdos relacionados aos aspectos da memória e da formação da identidade indígena no Piauí. A análise nos leva a inferir que os manuais em questão tiveram importante contribuição no processo de formação dos estudantes das primeiras séries do ensino primário nas escolas públicas do Estado, colaborando para a construção da memória para as populações piauienses, no entanto acreditamos que ainda há um longo caminho a ser percorrido, sendo necessárias novas perspectivas no ensino do História do Piauí, com a intencionalidade de alcançar uma memória mais digna para os povos indígenas no Piauí.

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