Uma das maiores dificuldades encontradas durante o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos trabalhados nas ciências exatas é a compreensão e correta utilização das fórmulas (ferramenta que auxilia no desenvolvimento do raciocínio). Atualmente, é recorrente a utilização de aplicativos e softwares em ambiente escolar, pois é um modo de o professor conseguir fazer a relação conteúdo-aluno e expandir o ambiente escolar com um objeto de interesse da maioria. Considerando esses fatores, o presente artigo far-se-á a utilização do emprego do aplicativo ‘‘Formulia”, por ser um aplicativo gratuito, de fácil download e contemplar disciplinas como Matemática, Física, Química e constantes universais. O objetivo geral é observar a utilização do aplicativo no estudo da Matemática, mais precisamente no conteúdo de Trigonometria (área relacionada às relações existentes entre os lados de um triângulo) e averiguar por meio de atividade, se ocorreu melhora na performance dos alunos com a utilização do aplicativo. A pesquisa se baseará em uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo, na qual uma amostra de alunos do Ensino médio técnico e Ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-Campus Caxias serão observados durante a utilização do aplicativo durante os estudos e posteriormente uma avaliação. Após a coleta dos resultados, espera-se que a ferramenta utilizada cause um impacto positivo no desempenho dos alunos e assim, ocorra uma maior divulgação dos aplicativos voltados ao ensino e a educação.