Este artigo aborda a implementação da Sacola Literária como uma estratégia eficaz para fomentar a leitura e promover a formação de leitores críticos na ECIT Cristiano Cartaxo, localizada em Cajazeiras – PB. A Sacola Literária consiste em uma seleção de livros diversificada e personalizada, disponibilizada aos alunos para empréstimo durante um determinado período. O objetivo é criar um ambiente propício para o desenvolvimento do hábito de leitura, estimular o interesse pelos livros e ampliar o repertório literário dos estudantes. A falta de interesse pela leitura é um desafio comum enfrentado no Ensino Médio, muitas vezes devido à falta de conexão entre os conteúdos escolares e a realidade dos estudantes. A Sacola Literária surge como uma abordagem inovadora, que busca superar essa lacuna, oferecendo aos educandos uma seleção de livros que abrange diferentes gêneros, estilos e temas relevantes. A discussão dos resultados enfoca o impacto da Sacola Literária na promoção do hábito de leitura, no desenvolvimento da compreensão textual e na ampliação do repertório literário dos estudantes. As considerações finais destacam a importância de estimular o gosto pela leitura desde a Educação Básica, enfatizando o papel da Sacola Literária como uma ferramenta eficaz para alcançar esse objetivo. Em conclusão, a implementação da Sacola Literária no Ensino Médio se revela uma estratégia eficaz para fomentar a leitura e formar leitores críticos. Ao facilitar o acesso aos livros e promover a análise aprofundada das obras, essa abordagem contribui para o desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação, além de despertar o prazer pela leitura nos educandos. A Sacola Literária se destaca como uma ferramenta valiosa no fortalecimento da formação educacional e cultural dos jovens.