As práticas do ensino de ciências na escola é rodeada por diversos desafios, sejam eles de recursos materiais ou estruturais. Assim, como podemos garantir o acesso ao ensino de ciências e potencializar a um aprendizado significativo? Com isso pensando em favorecer esta experiência com os alunos dos anos finais da rede pública, expomos aqui um relato da aplicação de uma sequência didática sobre o corpo humano mais precisamente o sistema locomotor. Assim sendo, este trabalho foi desenvolvido com os alunos da Escola Estadual Seráfico Ricardo, pertencente a GRE Vale do Capibaribe localizada na cidade de Limoeiro, agreste pernambucano. Esta intervenção é fruto de uma experiência da prática profissional do curso de Biologia que deveria ser aplicado em sala de aula. Nesta perspectiva, a ação possibilitou um espaço de mútuo aprendizado sendo o mesmo significativo para os escolares. Isso porque, os mesmos conseguiram materializar o conhecimento nas rodas de conversa e atividades avaliativas, firmando a compreensão das estruturas anatômicas e funções fisiológicas do sistema locomotor. Portanto, compreendemos que o ensino de temas no campo das ciências se faz presente e que pode ser possível com poucos recursos. Pois, o processo de ensino aprendizagem é um ato intencional e o mesmo está permeado nas ações transformadoras da escola e na qualificação do ensino público.