Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO NUMA ESCOLA DA REDE PUBLICA DE ENSINO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95242
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 786
    "inscrito_id" => 10067
    "titulo" => "ENSINO DE ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO NUMA ESCOLA DA REDE PUBLICA DE ENSINO."
    "resumo" => "As práticas do ensino de ciências na escola é rodeada por diversos desafios, sejam eles de recursos materiais ou estruturais. Assim, como podemos garantir o acesso ao ensino de ciências e potencializar a um aprendizado significativo? Com isso pensando em favorecer esta experiência com os alunos dos anos finais da rede pública, expomos aqui um relato da aplicação de uma sequência didática sobre o corpo humano mais precisamente o sistema locomotor. Assim sendo, este trabalho foi desenvolvido com os alunos da Escola Estadual Seráfico Ricardo, pertencente a GRE Vale do Capibaribe localizada na cidade de Limoeiro, agreste pernambucano. Esta intervenção é fruto de uma experiência da prática profissional do curso de Biologia que deveria ser aplicado em sala de aula. Nesta perspectiva, a ação possibilitou um espaço de mútuo aprendizado sendo o mesmo significativo para os escolares. Isso porque, os mesmos conseguiram materializar o conhecimento nas rodas de conversa e atividades avaliativas, firmando a compreensão das estruturas anatômicas e funções fisiológicas do sistema locomotor. Portanto, compreendemos que o ensino de temas no campo das ciências se faz presente e que pode ser possível com poucos recursos. Pois, o processo de ensino aprendizagem é um ato intencional e o mesmo está permeado nas ações transformadoras da escola e na qualificação do ensino público."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10067_TB786_01102023123254.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ANTONIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO SILVA"
    "autor_email" => "toinho415263@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95242
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 786
    "inscrito_id" => 10067
    "titulo" => "ENSINO DE ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO NUMA ESCOLA DA REDE PUBLICA DE ENSINO."
    "resumo" => "As práticas do ensino de ciências na escola é rodeada por diversos desafios, sejam eles de recursos materiais ou estruturais. Assim, como podemos garantir o acesso ao ensino de ciências e potencializar a um aprendizado significativo? Com isso pensando em favorecer esta experiência com os alunos dos anos finais da rede pública, expomos aqui um relato da aplicação de uma sequência didática sobre o corpo humano mais precisamente o sistema locomotor. Assim sendo, este trabalho foi desenvolvido com os alunos da Escola Estadual Seráfico Ricardo, pertencente a GRE Vale do Capibaribe localizada na cidade de Limoeiro, agreste pernambucano. Esta intervenção é fruto de uma experiência da prática profissional do curso de Biologia que deveria ser aplicado em sala de aula. Nesta perspectiva, a ação possibilitou um espaço de mútuo aprendizado sendo o mesmo significativo para os escolares. Isso porque, os mesmos conseguiram materializar o conhecimento nas rodas de conversa e atividades avaliativas, firmando a compreensão das estruturas anatômicas e funções fisiológicas do sistema locomotor. Portanto, compreendemos que o ensino de temas no campo das ciências se faz presente e que pode ser possível com poucos recursos. Pois, o processo de ensino aprendizagem é um ato intencional e o mesmo está permeado nas ações transformadoras da escola e na qualificação do ensino público."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10067_TB786_01102023123254.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ANTONIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO SILVA"
    "autor_email" => "toinho415263@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As práticas do ensino de ciências na escola é rodeada por diversos desafios, sejam eles de recursos materiais ou estruturais. Assim, como podemos garantir o acesso ao ensino de ciências e potencializar a um aprendizado significativo? Com isso pensando em favorecer esta experiência com os alunos dos anos finais da rede pública, expomos aqui um relato da aplicação de uma sequência didática sobre o corpo humano mais precisamente o sistema locomotor. Assim sendo, este trabalho foi desenvolvido com os alunos da Escola Estadual Seráfico Ricardo, pertencente a GRE Vale do Capibaribe localizada na cidade de Limoeiro, agreste pernambucano. Esta intervenção é fruto de uma experiência da prática profissional do curso de Biologia que deveria ser aplicado em sala de aula. Nesta perspectiva, a ação possibilitou um espaço de mútuo aprendizado sendo o mesmo significativo para os escolares. Isso porque, os mesmos conseguiram materializar o conhecimento nas rodas de conversa e atividades avaliativas, firmando a compreensão das estruturas anatômicas e funções fisiológicas do sistema locomotor. Portanto, compreendemos que o ensino de temas no campo das ciências se faz presente e que pode ser possível com poucos recursos. Pois, o processo de ensino aprendizagem é um ato intencional e o mesmo está permeado nas ações transformadoras da escola e na qualificação do ensino público.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.