O presente estudo objetiva revisar e avaliar o potencial do uso de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de Química. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa que usa análise de documentos, tais como dissertações e teses, para a construção do corpus de análise. Foi realizada uma busca na base de dados científicos Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Pesquisou-se pelas seguintes palavras-chave: História em Quadrinhos, Ensino de Química e Métodos de Ensino, visando a obtenção de trabalhos dentro do recorte temporal de 2019 a 2023.. Foram retornados cinco trabalhos. Dentre esses, apenas três estavam alinhados com a proposta dessa revisão, analisar a construção e utilização de HQs como recurso didático no Ensino de Química. Para a análise tomou-se como aportes teóricos: Fagundes (2019), Linsingen (2008), Oliveira (2021), Rodrigues (2021), dentre outros. Com a análise dos trabalhos selecionados, foi possível perceber que os estudos apresentam abordagem predominantemente qualitativa, de carácter exploratório, partindo de uma pesquisa bibliográfica e documental. Ademais, o uso de HQs é um importante recurso disponível para a problematização de conceitos científicos e suas implicações ambientais, sociais e políticas. Apesar de ser um tema em ascensão, ressalta-se a escassez de estudos na literatura, seja pesquisa base, seja pesquisa aplicada. Espera-se, portanto, que esse trabalho incentive a pesquisa extensiva dessa temática.