A POTENCIALIDADE DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA BREVE REVISÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98360 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4916 "inscrito_id" => 18497 "titulo" => "A POTENCIALIDADE DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA BREVE REVISÃO" "resumo" => "O presente estudo objetiva revisar e avaliar o potencial do uso de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de Química. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa que usa análise de documentos, tais como dissertações e teses, para a construção do corpus de análise. Foi realizada uma busca na base de dados científicos Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Pesquisou-se pelas seguintes palavras-chave: História em Quadrinhos, Ensino de Química e Métodos de Ensino, visando a obtenção de trabalhos dentro do recorte temporal de 2019 a 2023.. Foram retornados cinco trabalhos. Dentre esses, apenas três estavam alinhados com a proposta dessa revisão, analisar a construção e utilização de HQs como recurso didático no Ensino de Química. Para a análise tomou-se como aportes teóricos: Fagundes (2019), Linsingen (2008), Oliveira (2021), Rodrigues (2021), dentre outros. Com a análise dos trabalhos selecionados, foi possível perceber que os estudos apresentam abordagem predominantemente qualitativa, de carácter exploratório, partindo de uma pesquisa bibliográfica e documental. Ademais, o uso de HQs é um importante recurso disponível para a problematização de conceitos científicos e suas implicações ambientais, sociais e políticas. Apesar de ser um tema em ascensão, ressalta-se a escassez de estudos na literatura, seja pesquisa base, seja pesquisa aplicada. Espera-se, portanto, que esse trabalho incentive a pesquisa extensiva dessa temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18497_TB4916_20092023075857.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISMAEL DE ALENCAR PESSOA" "autor_nome_curto" => "ISMAEL ALENCAR" "autor_email" => "ismaelalencar001@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98360 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4916 "inscrito_id" => 18497 "titulo" => "A POTENCIALIDADE DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA BREVE REVISÃO" "resumo" => "O presente estudo objetiva revisar e avaliar o potencial do uso de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de Química. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa que usa análise de documentos, tais como dissertações e teses, para a construção do corpus de análise. Foi realizada uma busca na base de dados científicos Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Pesquisou-se pelas seguintes palavras-chave: História em Quadrinhos, Ensino de Química e Métodos de Ensino, visando a obtenção de trabalhos dentro do recorte temporal de 2019 a 2023.. Foram retornados cinco trabalhos. Dentre esses, apenas três estavam alinhados com a proposta dessa revisão, analisar a construção e utilização de HQs como recurso didático no Ensino de Química. Para a análise tomou-se como aportes teóricos: Fagundes (2019), Linsingen (2008), Oliveira (2021), Rodrigues (2021), dentre outros. Com a análise dos trabalhos selecionados, foi possível perceber que os estudos apresentam abordagem predominantemente qualitativa, de carácter exploratório, partindo de uma pesquisa bibliográfica e documental. Ademais, o uso de HQs é um importante recurso disponível para a problematização de conceitos científicos e suas implicações ambientais, sociais e políticas. Apesar de ser um tema em ascensão, ressalta-se a escassez de estudos na literatura, seja pesquisa base, seja pesquisa aplicada. Espera-se, portanto, que esse trabalho incentive a pesquisa extensiva dessa temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18497_TB4916_20092023075857.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISMAEL DE ALENCAR PESSOA" "autor_nome_curto" => "ISMAEL ALENCAR" "autor_email" => "ismaelalencar001@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }