Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A POTENCIALIDADE DA “PRETAGOGIA” NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99962
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7004
    "inscrito_id" => 18715
    "titulo" => "A POTENCIALIDADE DA “PRETAGOGIA” NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA"
    "resumo" => "O termo Pretagogia é dado a um conjunto de propostas antirracistas que são voltadas para a descoberta e apropriação de novos conhecimentos historicamente apagados do currículo escolar referentes à história e cultura africana e afro-brasileira, e que essa compreensão seja promovida por estratégias que venham a gerar afirmação e encantamento para com os múltiplos universos e territórios africanos e afrodescendentes, numa perspectiva antirracista, de ruptura com a pretensa universalidade eurocentrada da maior parte dos currículos. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo realizar uma revisão narrativa sobre a potencialidade da Pretagogia na educação antirracista. Portanto, utilizou-se dos descritores “Pretagogia”, “Educação Antirracista” e “Escola” junto com o operador booleano and. As bases de dados utilizadas para a pesquisa foram: Portal CAPES, Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Baseado nisso, verificou-se a potencialidade das práticas desenvolvidas a partir das perspectivas da Pretagogia como propagador das propostas da lei 10.639/03. Além disso, a literatura apresenta diversas experiências de vivências e intervenções pretagógicas nas escolas públicas que trabalharam com a arte. Assim, têm relatos de trabalhos voltados paras as temáticas como identidade racial, negritude e ancestralidade através de poesia, músicas, contação de história e outras metodologias artísticas. Em síntese, foi possível perceber a relevância da Pretagogia no desenvolvimento de uma educação antirracista e sua potencialidade no processo de emancipação humana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18715_TB7004_10122023234703.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VENÍCIUS BERNARDO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Bernardo"
    "autor_email" => "veniciusbernardopsi@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99962
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7004
    "inscrito_id" => 18715
    "titulo" => "A POTENCIALIDADE DA “PRETAGOGIA” NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA"
    "resumo" => "O termo Pretagogia é dado a um conjunto de propostas antirracistas que são voltadas para a descoberta e apropriação de novos conhecimentos historicamente apagados do currículo escolar referentes à história e cultura africana e afro-brasileira, e que essa compreensão seja promovida por estratégias que venham a gerar afirmação e encantamento para com os múltiplos universos e territórios africanos e afrodescendentes, numa perspectiva antirracista, de ruptura com a pretensa universalidade eurocentrada da maior parte dos currículos. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo realizar uma revisão narrativa sobre a potencialidade da Pretagogia na educação antirracista. Portanto, utilizou-se dos descritores “Pretagogia”, “Educação Antirracista” e “Escola” junto com o operador booleano and. As bases de dados utilizadas para a pesquisa foram: Portal CAPES, Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Baseado nisso, verificou-se a potencialidade das práticas desenvolvidas a partir das perspectivas da Pretagogia como propagador das propostas da lei 10.639/03. Além disso, a literatura apresenta diversas experiências de vivências e intervenções pretagógicas nas escolas públicas que trabalharam com a arte. Assim, têm relatos de trabalhos voltados paras as temáticas como identidade racial, negritude e ancestralidade através de poesia, músicas, contação de história e outras metodologias artísticas. Em síntese, foi possível perceber a relevância da Pretagogia no desenvolvimento de uma educação antirracista e sua potencialidade no processo de emancipação humana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18715_TB7004_10122023234703.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VENÍCIUS BERNARDO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Bernardo"
    "autor_email" => "veniciusbernardopsi@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O termo Pretagogia é dado a um conjunto de propostas antirracistas que são voltadas para a descoberta e apropriação de novos conhecimentos historicamente apagados do currículo escolar referentes à história e cultura africana e afro-brasileira, e que essa compreensão seja promovida por estratégias que venham a gerar afirmação e encantamento para com os múltiplos universos e territórios africanos e afrodescendentes, numa perspectiva antirracista, de ruptura com a pretensa universalidade eurocentrada da maior parte dos currículos. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo realizar uma revisão narrativa sobre a potencialidade da Pretagogia na educação antirracista. Portanto, utilizou-se dos descritores “Pretagogia”, “Educação Antirracista” e “Escola” junto com o operador booleano and. As bases de dados utilizadas para a pesquisa foram: Portal CAPES, Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Baseado nisso, verificou-se a potencialidade das práticas desenvolvidas a partir das perspectivas da Pretagogia como propagador das propostas da lei 10.639/03. Além disso, a literatura apresenta diversas experiências de vivências e intervenções pretagógicas nas escolas públicas que trabalharam com a arte. Assim, têm relatos de trabalhos voltados paras as temáticas como identidade racial, negritude e ancestralidade através de poesia, músicas, contação de história e outras metodologias artísticas. Em síntese, foi possível perceber a relevância da Pretagogia no desenvolvimento de uma educação antirracista e sua potencialidade no processo de emancipação humana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.