A POTENCIALIDADE DA “PRETAGOGIA” NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99962 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7004 "inscrito_id" => 18715 "titulo" => "A POTENCIALIDADE DA “PRETAGOGIA” NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "O termo Pretagogia é dado a um conjunto de propostas antirracistas que são voltadas para a descoberta e apropriação de novos conhecimentos historicamente apagados do currículo escolar referentes à história e cultura africana e afro-brasileira, e que essa compreensão seja promovida por estratégias que venham a gerar afirmação e encantamento para com os múltiplos universos e territórios africanos e afrodescendentes, numa perspectiva antirracista, de ruptura com a pretensa universalidade eurocentrada da maior parte dos currículos. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo realizar uma revisão narrativa sobre a potencialidade da Pretagogia na educação antirracista. Portanto, utilizou-se dos descritores “Pretagogia”, “Educação Antirracista” e “Escola” junto com o operador booleano and. As bases de dados utilizadas para a pesquisa foram: Portal CAPES, Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Baseado nisso, verificou-se a potencialidade das práticas desenvolvidas a partir das perspectivas da Pretagogia como propagador das propostas da lei 10.639/03. Além disso, a literatura apresenta diversas experiências de vivências e intervenções pretagógicas nas escolas públicas que trabalharam com a arte. Assim, têm relatos de trabalhos voltados paras as temáticas como identidade racial, negritude e ancestralidade através de poesia, músicas, contação de história e outras metodologias artísticas. Em síntese, foi possível perceber a relevância da Pretagogia no desenvolvimento de uma educação antirracista e sua potencialidade no processo de emancipação humana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18715_TB7004_10122023234703.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VENÍCIUS BERNARDO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Bernardo" "autor_email" => "veniciusbernardopsi@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99962 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7004 "inscrito_id" => 18715 "titulo" => "A POTENCIALIDADE DA “PRETAGOGIA” NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "O termo Pretagogia é dado a um conjunto de propostas antirracistas que são voltadas para a descoberta e apropriação de novos conhecimentos historicamente apagados do currículo escolar referentes à história e cultura africana e afro-brasileira, e que essa compreensão seja promovida por estratégias que venham a gerar afirmação e encantamento para com os múltiplos universos e territórios africanos e afrodescendentes, numa perspectiva antirracista, de ruptura com a pretensa universalidade eurocentrada da maior parte dos currículos. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo realizar uma revisão narrativa sobre a potencialidade da Pretagogia na educação antirracista. Portanto, utilizou-se dos descritores “Pretagogia”, “Educação Antirracista” e “Escola” junto com o operador booleano and. As bases de dados utilizadas para a pesquisa foram: Portal CAPES, Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Baseado nisso, verificou-se a potencialidade das práticas desenvolvidas a partir das perspectivas da Pretagogia como propagador das propostas da lei 10.639/03. Além disso, a literatura apresenta diversas experiências de vivências e intervenções pretagógicas nas escolas públicas que trabalharam com a arte. Assim, têm relatos de trabalhos voltados paras as temáticas como identidade racial, negritude e ancestralidade através de poesia, músicas, contação de história e outras metodologias artísticas. Em síntese, foi possível perceber a relevância da Pretagogia no desenvolvimento de uma educação antirracista e sua potencialidade no processo de emancipação humana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18715_TB7004_10122023234703.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VENÍCIUS BERNARDO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Bernardo" "autor_email" => "veniciusbernardopsi@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }