O termo Pretagogia é dado a um conjunto de propostas antirracistas que são voltadas para a descoberta e apropriação de novos conhecimentos historicamente apagados do currículo escolar referentes à história e cultura africana e afro-brasileira, e que essa compreensão seja promovida por estratégias que venham a gerar afirmação e encantamento para com os múltiplos universos e territórios africanos e afrodescendentes, numa perspectiva antirracista, de ruptura com a pretensa universalidade eurocentrada da maior parte dos currículos. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo realizar uma revisão narrativa sobre a potencialidade da Pretagogia na educação antirracista. Portanto, utilizou-se dos descritores “Pretagogia”, “Educação Antirracista” e “Escola” junto com o operador booleano and. As bases de dados utilizadas para a pesquisa foram: Portal CAPES, Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Baseado nisso, verificou-se a potencialidade das práticas desenvolvidas a partir das perspectivas da Pretagogia como propagador das propostas da lei 10.639/03. Além disso, a literatura apresenta diversas experiências de vivências e intervenções pretagógicas nas escolas públicas que trabalharam com a arte. Assim, têm relatos de trabalhos voltados paras as temáticas como identidade racial, negritude e ancestralidade através de poesia, músicas, contação de história e outras metodologias artísticas. Em síntese, foi possível perceber a relevância da Pretagogia no desenvolvimento de uma educação antirracista e sua potencialidade no processo de emancipação humana.