Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FREVO “VASSOURINHAS” NAS TRILHAS DO SAXOFONE: RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE FREQUÊNCIA E ALTURA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As relações entre física e música, além do contexto histórico que revela suas imbricações, bem como a origem das diversas experiências pedagógicas no ensino de físicas, são fascinantes enquanto recurso pedagógico e tem sido objeto de investigação há décadas. Há uma extensa publicação de artigos, dissertações e teses que se utilizam das relações entre física e música no desenvolvimento e aplicação de atividades no ensino, construídas a partir de diferentes metodologias, dentre as quais o “Ensino por Investigação”, protagonizado pela pesquisadora Anna Maria Pessoa de Carvalho. Tal recurso consiste num método de ensino que pode ser utilizado para correlacionar o assunto de física com a música, permitindo incentivar os alunos a descobrirem grandezas físicas que estão presentes na música, tais como frequências, intensidade, timbre, dentre outras. Tal metodologia valoriza o protagonismo do aluno na formulação de hipóteses, coleta e análise de dados de forma crítica. No presente artigo apresentamos a produção e aplicação de uma sequência didática investigativa, numa turma de 2º ano do ensino médio de uma escola estadual de Pernambuco, no Recife. Tal sequência didática teve por objetivo a análise da relação entre frequência, conceito físico, e seu correlato na música, a altura. Para tanto, convidamos os alunos a ouvirem a melodia do frevo “Vassourinhas”, tocada num saxofone alto e num saxofone tenor. Na sequência, foi requisitado que cada grupo escrevesse sobre a experiência auditiva, levantando hipóteses acerca da explicação para as diferenças perceptivas. Num segundo momento, cada uma das hipóteses levantadas foi testada, utilizando aplicativo medidor de frequência. No terceiro momento, promovemos um debate sobre a investigação feita. A experiência apontou para a viabilidade do ensino por investigação na aprendizagem ativa e no protagonismo. Os resultados experimentais auxiliaram os estudantes a entenderem que o conceito de altura das notas musicais está ligado ao conceito de frequência.

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