Este trabalho tem por objetivo discutir o cotidiano feminino na região sertaneja do Maranhão no entresséculos ( XIX e XX) a partir dos os escritos da escritora maranhense Carlota Carvalho, como forma de introdução de conteúdos da história regional e local nos espaços educativos. A utilização dos estudos de história regional nos espaços escolares tem o propósito de proporcionar a visão singular em meio à totalidade, sob um “movimento dialético entre o pequeno e o grande acontecimento, para não cair no erro de relativizar os acontecimentos, idealizando grupos e acontecimentos”. (CAPRINI, 2010). Dessa forma os escritos de Carlota Carvalho sobre o cotidiano feminino sertanejo apontam essa singularidade, tanto no tempo quanto na localidade, presente na história das mulheres, mostrando o ideal da mulher no sertão maranhense. Ao estudar a história regional e local feminina, os indivíduos em fase escolar têm a oportunidade de aprender mais sobre o passado da mulher, a qual foi marginalizado durante muito tempo motivado, em especial, pela ausência dessa abordagem nos espaços escolares, ocasionado pela dificuldade de se construir essa narrativa, visto que essas personagens eram mascaradas por falas masculinas ou estavam fora do contexto histórico (DEL PRIORE, 2004). O conhecimento do aluno sobre seu ambiente de moradia também tem a possibilidade de instigar a curiosidade e levá-los a questionamentos sobre seu papel no contexto histórico em que vivem, além de manter viva a memória do local, a qual segundo Pollak (1992) não se resume à vida de uma pessoa, mas também é uma construção coletiva, um fenômeno construído, organizado a partir do presente, e em parte herdada. Com esse trabalho pretende-se dar uma maior visibilidade à Carlota Carvalho como um referência nos estudos da mulher sertaneja, assim como o reconhecimento da história regional maranhense.