Apresentamos extrato de relatório de tese, cuja pesquisa teve como ponto central reconhecer o protagonismo discente na aula de Ciências. Objetivou-se teorizar sobre uma experiência docente-discente que colocou a voz dos estudantes nos movimentos de ensinar e aprender dialogicamente. Realizamos pesquisa-ação, com intervenção, focada nas interações discursivas estabelecidas na aula, em que se viabilizou diálogos sobre a relação entre modelo científico e realidade, resultando em elaborações conceituais discentes sobre essa relação, num processo dialético e mediado para a formação de significados. O problema de pesquisa consistiu em reconhecer como ocorrem essas mediações em aula e como se dá a construção conceitual dos estudantes imersos em tais movimentos. A hipótese da pesquisa sustentou-se no argumento de que fomentar e acolher as manifestações dos estudantes propicia interações capazes de gerar elaborações conceituais discentes sobre os fatos científicos, a partir de um fenômeno de interesse, propiciando também compreensões docentes sobre os movimentos de aprender dos estudantes. A discussão é feita por meio de uma das categorias analíticas constituídas na pesquisa, mediante análise discursiva: o Tema de Enunciação Relação Modelo-realidade. O estudo permite-nos afirmar que proporcionar a expressão dos estudantes em aula os capacita no uso da linguagem verbal, desenvolvendo seu pensamento conceitual, como fruto de um protagonismo até então inédito para eles, e que para a pesquisa em ensino nada mais é que a expressão autônoma mediada