Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DA ESCOLA MUNICIPAL ELIZA NUNES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97496
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3791
    "inscrito_id" => 17540
    "titulo" => "DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DA ESCOLA MUNICIPAL ELIZA NUNES"
    "resumo" => "No cenário contemporâneo, a habilidade de leitura tem se tornado essencial para o convívio em sociedade, uma vez que é um aprendizado que perpassa diversos âmbitos da vida dos indivíduos. No Brasil, a aprendizagem da leitura deve iniciar na primeira infância, nesse sentido, a escola deve atuar em conjunto com os professores para incentivar o desenvolvimento da leitura. Acerca disso, vale abordar a existência de projetos que visam incentivar a leitura, além dos espaços – como a biblioteca – que a escola tem a seu alcança para realizar tal função. Apesar disso, tornou-se cada vez mais crescente as dificuldades enfrentadas pela sociedade de conseguir desenvolver essa habilidade, mesmo havendo medidas de incentivo. Por isso, o presente trabalho visa fazer uma análise do papel da leitura, como ela está inserida ao longo da vida dos indivíduos e como está sendo desenvolvida nas instituições de ensino. Assim, para o melhor desenvolvimento desse projeto, será adotada uma metodologia quali-quantitativa, embasada em pesquisas bibliográficas em fontes secundárias e pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários estruturados aos alunos de 6° (sexto) ao 9° (nono) ano do ensino fundamental, anos finais da Escola Municipal Eliza Nunes. Além de um diálogo com a coordenação e profissional responsável pela biblioteca a respeito das atividades de leituras desenvolvidas na escola, a utilização da biblioteca e existência e aplicação dos projetos governamentais. Por fim, será realizado o cruzamento das informações levantadas ao longo da pesquisa para que aconteça a verificação da teoria, com o intuito de constatar as dificuldades para o desenvolvimento da leitura na instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17540_TB3791_16112023192623.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA MEL DIAS SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA MEL"
    "autor_email" => "julianasilva.20190000400@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97496
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3791
    "inscrito_id" => 17540
    "titulo" => "DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DA ESCOLA MUNICIPAL ELIZA NUNES"
    "resumo" => "No cenário contemporâneo, a habilidade de leitura tem se tornado essencial para o convívio em sociedade, uma vez que é um aprendizado que perpassa diversos âmbitos da vida dos indivíduos. No Brasil, a aprendizagem da leitura deve iniciar na primeira infância, nesse sentido, a escola deve atuar em conjunto com os professores para incentivar o desenvolvimento da leitura. Acerca disso, vale abordar a existência de projetos que visam incentivar a leitura, além dos espaços – como a biblioteca – que a escola tem a seu alcança para realizar tal função. Apesar disso, tornou-se cada vez mais crescente as dificuldades enfrentadas pela sociedade de conseguir desenvolver essa habilidade, mesmo havendo medidas de incentivo. Por isso, o presente trabalho visa fazer uma análise do papel da leitura, como ela está inserida ao longo da vida dos indivíduos e como está sendo desenvolvida nas instituições de ensino. Assim, para o melhor desenvolvimento desse projeto, será adotada uma metodologia quali-quantitativa, embasada em pesquisas bibliográficas em fontes secundárias e pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários estruturados aos alunos de 6° (sexto) ao 9° (nono) ano do ensino fundamental, anos finais da Escola Municipal Eliza Nunes. Além de um diálogo com a coordenação e profissional responsável pela biblioteca a respeito das atividades de leituras desenvolvidas na escola, a utilização da biblioteca e existência e aplicação dos projetos governamentais. Por fim, será realizado o cruzamento das informações levantadas ao longo da pesquisa para que aconteça a verificação da teoria, com o intuito de constatar as dificuldades para o desenvolvimento da leitura na instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17540_TB3791_16112023192623.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA MEL DIAS SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA MEL"
    "autor_email" => "julianasilva.20190000400@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No cenário contemporâneo, a habilidade de leitura tem se tornado essencial para o convívio em sociedade, uma vez que é um aprendizado que perpassa diversos âmbitos da vida dos indivíduos. No Brasil, a aprendizagem da leitura deve iniciar na primeira infância, nesse sentido, a escola deve atuar em conjunto com os professores para incentivar o desenvolvimento da leitura. Acerca disso, vale abordar a existência de projetos que visam incentivar a leitura, além dos espaços – como a biblioteca – que a escola tem a seu alcança para realizar tal função. Apesar disso, tornou-se cada vez mais crescente as dificuldades enfrentadas pela sociedade de conseguir desenvolver essa habilidade, mesmo havendo medidas de incentivo. Por isso, o presente trabalho visa fazer uma análise do papel da leitura, como ela está inserida ao longo da vida dos indivíduos e como está sendo desenvolvida nas instituições de ensino. Assim, para o melhor desenvolvimento desse projeto, será adotada uma metodologia quali-quantitativa, embasada em pesquisas bibliográficas em fontes secundárias e pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários estruturados aos alunos de 6° (sexto) ao 9° (nono) ano do ensino fundamental, anos finais da Escola Municipal Eliza Nunes. Além de um diálogo com a coordenação e profissional responsável pela biblioteca a respeito das atividades de leituras desenvolvidas na escola, a utilização da biblioteca e existência e aplicação dos projetos governamentais. Por fim, será realizado o cruzamento das informações levantadas ao longo da pesquisa para que aconteça a verificação da teoria, com o intuito de constatar as dificuldades para o desenvolvimento da leitura na instituição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.