No cenário contemporâneo, a habilidade de leitura tem se tornado essencial para o convívio em sociedade, uma vez que é um aprendizado que perpassa diversos âmbitos da vida dos indivíduos. No Brasil, a aprendizagem da leitura deve iniciar na primeira infância, nesse sentido, a escola deve atuar em conjunto com os professores para incentivar o desenvolvimento da leitura. Acerca disso, vale abordar a existência de projetos que visam incentivar a leitura, além dos espaços – como a biblioteca – que a escola tem a seu alcança para realizar tal função. Apesar disso, tornou-se cada vez mais crescente as dificuldades enfrentadas pela sociedade de conseguir desenvolver essa habilidade, mesmo havendo medidas de incentivo. Por isso, o presente trabalho visa fazer uma análise do papel da leitura, como ela está inserida ao longo da vida dos indivíduos e como está sendo desenvolvida nas instituições de ensino. Assim, para o melhor desenvolvimento desse projeto, será adotada uma metodologia quali-quantitativa, embasada em pesquisas bibliográficas em fontes secundárias e pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários estruturados aos alunos de 6° (sexto) ao 9° (nono) ano do ensino fundamental, anos finais da Escola Municipal Eliza Nunes. Além de um diálogo com a coordenação e profissional responsável pela biblioteca a respeito das atividades de leituras desenvolvidas na escola, a utilização da biblioteca e existência e aplicação dos projetos governamentais. Por fim, será realizado o cruzamento das informações levantadas ao longo da pesquisa para que aconteça a verificação da teoria, com o intuito de constatar as dificuldades para o desenvolvimento da leitura na instituição.