Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: ENFRENTANDO DESAFIOS E PENSANDO POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95118
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 629
    "inscrito_id" => 4253
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: ENFRENTANDO DESAFIOS E PENSANDO POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Tendo em vista que a temática referente a Educação Ambiental não aparece como uma disciplina obrigatória na grade curricular, muitos profissionais da educação se deparam com o desafio de pensar maneiras para abordar o assunto em sala de aula ou outros espaços formais de aprendizagem. Sabendo da importância de tratar este conteúdo na sala de aula e até mesmo além dela, o presente artigo objetiva apresentar diferentes metodologias e formas interdisciplinares, que poderão ser executadas tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. A presente pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica, na qual foram selecionados e analisados artigos científicos utilizando a base de dados Periódicos Capes. Os artigos foram selecionados com base no marco temporal de publicação entre 2003 e 2023 e utilizando os seguintes descritores: “educação ambiental”, “ensino fundamental”, “ensino médio”, “metodologias” e “bncc”. No total, foram analisados 14 artigos e dado enfoque aos seus títulos e resumos. Desses, foram descartados 02, que através da leitura do resumo constatamos que não contemplavam os objetos de estudo, o que resultou na seleção e análise de 12 artigos. Obtivemos como resultados a partir da análise dos artigos, que através da implementação de metodologias ativas, tais como aulas de campo, oficinas com materiais recicláveis, estudo e produção de texto sobre a importância da preservação do meio ambiente, palestras, entre muitas outras formas de ensino para Educação Ambiental, há um maior engajamento e sensibilização dos estudantes para com o cuidado e conservação da natureza e de sua biodiversidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65819f9076886_19122023105008.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2023-12-19 10:50:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA THAIS SOARES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS"
    "autor_email" => "francisca.thais.soares07@"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95118
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 629
    "inscrito_id" => 4253
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: ENFRENTANDO DESAFIOS E PENSANDO POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Tendo em vista que a temática referente a Educação Ambiental não aparece como uma disciplina obrigatória na grade curricular, muitos profissionais da educação se deparam com o desafio de pensar maneiras para abordar o assunto em sala de aula ou outros espaços formais de aprendizagem. Sabendo da importância de tratar este conteúdo na sala de aula e até mesmo além dela, o presente artigo objetiva apresentar diferentes metodologias e formas interdisciplinares, que poderão ser executadas tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. A presente pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica, na qual foram selecionados e analisados artigos científicos utilizando a base de dados Periódicos Capes. Os artigos foram selecionados com base no marco temporal de publicação entre 2003 e 2023 e utilizando os seguintes descritores: “educação ambiental”, “ensino fundamental”, “ensino médio”, “metodologias” e “bncc”. No total, foram analisados 14 artigos e dado enfoque aos seus títulos e resumos. Desses, foram descartados 02, que através da leitura do resumo constatamos que não contemplavam os objetos de estudo, o que resultou na seleção e análise de 12 artigos. Obtivemos como resultados a partir da análise dos artigos, que através da implementação de metodologias ativas, tais como aulas de campo, oficinas com materiais recicláveis, estudo e produção de texto sobre a importância da preservação do meio ambiente, palestras, entre muitas outras formas de ensino para Educação Ambiental, há um maior engajamento e sensibilização dos estudantes para com o cuidado e conservação da natureza e de sua biodiversidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65819f9076886_19122023105008.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2023-12-19 10:50:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA THAIS SOARES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS"
    "autor_email" => "francisca.thais.soares07@"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Tendo em vista que a temática referente a Educação Ambiental não aparece como uma disciplina obrigatória na grade curricular, muitos profissionais da educação se deparam com o desafio de pensar maneiras para abordar o assunto em sala de aula ou outros espaços formais de aprendizagem. Sabendo da importância de tratar este conteúdo na sala de aula e até mesmo além dela, o presente artigo objetiva apresentar diferentes metodologias e formas interdisciplinares, que poderão ser executadas tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. A presente pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica, na qual foram selecionados e analisados artigos científicos utilizando a base de dados Periódicos Capes. Os artigos foram selecionados com base no marco temporal de publicação entre 2003 e 2023 e utilizando os seguintes descritores: “educação ambiental”, “ensino fundamental”, “ensino médio”, “metodologias” e “bncc”. No total, foram analisados 14 artigos e dado enfoque aos seus títulos e resumos. Desses, foram descartados 02, que através da leitura do resumo constatamos que não contemplavam os objetos de estudo, o que resultou na seleção e análise de 12 artigos. Obtivemos como resultados a partir da análise dos artigos, que através da implementação de metodologias ativas, tais como aulas de campo, oficinas com materiais recicláveis, estudo e produção de texto sobre a importância da preservação do meio ambiente, palestras, entre muitas outras formas de ensino para Educação Ambiental, há um maior engajamento e sensibilização dos estudantes para com o cuidado e conservação da natureza e de sua biodiversidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.