Tendo em vista que a temática referente a Educação Ambiental não aparece como uma disciplina obrigatória na grade curricular, muitos profissionais da educação se deparam com o desafio de pensar maneiras para abordar o assunto em sala de aula ou outros espaços formais de aprendizagem. Sabendo da importância de tratar este conteúdo na sala de aula e até mesmo além dela, o presente artigo objetiva apresentar diferentes metodologias e formas interdisciplinares, que poderão ser executadas tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. A presente pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica, na qual foram selecionados e analisados artigos científicos utilizando a base de dados Periódicos Capes. Os artigos foram selecionados com base no marco temporal de publicação entre 2003 e 2023 e utilizando os seguintes descritores: “educação ambiental”, “ensino fundamental”, “ensino médio”, “metodologias” e “bncc”. No total, foram analisados 14 artigos e dado enfoque aos seus títulos e resumos. Desses, foram descartados 02, que através da leitura do resumo constatamos que não contemplavam os objetos de estudo, o que resultou na seleção e análise de 12 artigos. Obtivemos como resultados a partir da análise dos artigos, que através da implementação de metodologias ativas, tais como aulas de campo, oficinas com materiais recicláveis, estudo e produção de texto sobre a importância da preservação do meio ambiente, palestras, entre muitas outras formas de ensino para Educação Ambiental, há um maior engajamento e sensibilização dos estudantes para com o cuidado e conservação da natureza e de sua biodiversidade.