Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PENSAMENTO REFLEXIVO DOS GESTORES DAS ESCOLAS DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95223
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 765
    "inscrito_id" => 10862
    "titulo" => "O PENSAMENTO REFLEXIVO DOS GESTORES DAS ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito do projeto “Investigações sobre a constituição da prática profissional de professores da Educação Básica das Escolas do Campo”. Neste sentido, realizou-se a inserção em 21 escolas do campo do município do Rio Grande/RS. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender os contextos em que tais escolas estão inseridas e as relações de pertencimento à educação do campo. O levantamento dos dados se deu por intermédio de trabalho de campo, resultando em registros escritos das observações, da documentação fotográfica e das entrevistas com as gestoras das escolas. A partir destes registros, obteve-se um conteúdo textual no qual empregou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo na análise dos dados, gerando um Discurso Coletivizado (DC) denominado “O pensamento reflexivo dos gestores de escolas do campo”. A partir das análises, observou-se diferentes percepções quanto à identificação com a temática da educação do campo. Nos resultados alcançados, sinaliza-se uma correlação entre a localização geográfica das escolas e composição da comunidade escolar com base em atividades rurais, como preponderantes no pertencimento à definição/identificação enquanto escola do campo. A partir destas reflexões emerge uma proposta para a formação docente baseada nas demandas encontradas no contexto campesino estudado, sendo elas inclusão, alfabetização, saúde mental e evasão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10862_TB765_10092023163936.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRICIO PAULA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FABRICIO"
    "autor_email" => "fabriciosouza879@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95223
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 765
    "inscrito_id" => 10862
    "titulo" => "O PENSAMENTO REFLEXIVO DOS GESTORES DAS ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito do projeto “Investigações sobre a constituição da prática profissional de professores da Educação Básica das Escolas do Campo”. Neste sentido, realizou-se a inserção em 21 escolas do campo do município do Rio Grande/RS. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender os contextos em que tais escolas estão inseridas e as relações de pertencimento à educação do campo. O levantamento dos dados se deu por intermédio de trabalho de campo, resultando em registros escritos das observações, da documentação fotográfica e das entrevistas com as gestoras das escolas. A partir destes registros, obteve-se um conteúdo textual no qual empregou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo na análise dos dados, gerando um Discurso Coletivizado (DC) denominado “O pensamento reflexivo dos gestores de escolas do campo”. A partir das análises, observou-se diferentes percepções quanto à identificação com a temática da educação do campo. Nos resultados alcançados, sinaliza-se uma correlação entre a localização geográfica das escolas e composição da comunidade escolar com base em atividades rurais, como preponderantes no pertencimento à definição/identificação enquanto escola do campo. A partir destas reflexões emerge uma proposta para a formação docente baseada nas demandas encontradas no contexto campesino estudado, sendo elas inclusão, alfabetização, saúde mental e evasão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10862_TB765_10092023163936.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRICIO PAULA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FABRICIO"
    "autor_email" => "fabriciosouza879@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito do projeto “Investigações sobre a constituição da prática profissional de professores da Educação Básica das Escolas do Campo”. Neste sentido, realizou-se a inserção em 21 escolas do campo do município do Rio Grande/RS. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender os contextos em que tais escolas estão inseridas e as relações de pertencimento à educação do campo. O levantamento dos dados se deu por intermédio de trabalho de campo, resultando em registros escritos das observações, da documentação fotográfica e das entrevistas com as gestoras das escolas. A partir destes registros, obteve-se um conteúdo textual no qual empregou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo na análise dos dados, gerando um Discurso Coletivizado (DC) denominado “O pensamento reflexivo dos gestores de escolas do campo”. A partir das análises, observou-se diferentes percepções quanto à identificação com a temática da educação do campo. Nos resultados alcançados, sinaliza-se uma correlação entre a localização geográfica das escolas e composição da comunidade escolar com base em atividades rurais, como preponderantes no pertencimento à definição/identificação enquanto escola do campo. A partir destas reflexões emerge uma proposta para a formação docente baseada nas demandas encontradas no contexto campesino estudado, sendo elas inclusão, alfabetização, saúde mental e evasão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.