O livro didático é uma ferramenta utilizada no ensino-aprendizado formal como ponto de apoio que ajuda a conduzir o planejamento do professor, indicando caminhos e sequências lógicas para o conhecimento, sendo fonte de aprendizagem tanto para quem ministra quanto para quem aprende. Dessa forma, esse material didático tem relevante importância no processo educativo, sendo classificado como um material fundamental nas instituições de ensino. Este projeto teve como objetivo analisar a eficácia da utilização do livro didático como metodologia no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de ciências no 6º ano II º e 8º ano I do ensino fundamental. Trata-se de pesquisa exploratória de caráter qualitativo, que utilizou a revisão bibliográfica e observação do cotidiano escolar, bem como a aplicação de questionário para mensurar o nível de conhecimento dos alunos e professores sobre a eficiência dos livros nas aulas de Ciências. O projeto é resultado do estágio supervisionado realizado no Colégio Estadual Gonçalves Duarte, localizado em Araguatins- TO, em duas turmas o 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Os alunos informaram que as aulas de ciências são boas, e afirmaram que o livro possui uma linguagem acessível, porém mais de 50% dos alunos escreveram que prefeririam que as aulas fossem mais práticas. Sendo assim, a aplicabilidade de metodologias convencionais e ativas tornou-se as aulas mais dinâmicas e participativas durante o estágio, as atividades práticas, de campo, com jogos e debates apresentaram- se mais fáceis para o aprendizado da turma.