Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"COMO MINHA FAMÍLIA INFLUÊNCIA NO MEU APRENDIZADO DE LIBRAS?” RELATO DE PESSOAS SURDAS INGRESSAS NA UNIVERSIDADE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99814
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6805
    "inscrito_id" => 21783
    "titulo" => ""COMO MINHA FAMÍLIA INFLUÊNCIA NO MEU APRENDIZADO DE LIBRAS?” RELATO DE PESSOAS SURDAS INGRESSAS NA UNIVERSIDADE."
    "resumo" => "A família, comumente, a consideramos ser um dos pilares mais importantes para que possamos alcançar nossa amplitude pessoal e profissional, bem como, nosso desenvolvimento linguístico e cognitivo. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca apresentar, analisar e discorrer relatos de indivíduos surdos ingressos no ensino superior, sobre a influência das suas famílias em seu desenvolvimento pessoal, profissional e a contribuição na aquisição da LIBRAS. Para a concretização desta pesquisa, é valido destacar que as considerações sobre a aquisição de linguagem, concorda-se com a perspectiva sociointeracionista proposta pelos estudos de Vygotsky. Então, contribui-nos teoricamente os estudos de GOLDFELD (1997), FRONZA e MUCK (2012), BRASIL (1996) e MARQUES et al. (2017), entre outros. Para tanto, este trabalho classifica-se por pesquisa qualitativa, onde a metodologia utilizada para a coleta dos dados foi a de pesquisa de campo, sendo aplicado aos participantes entrevistados, um questionário estruturado. As entrevistas expressam-se com a contribuição de três indivíduos surdos, que fazem parte do curso de licenciatura em Letras Libras. O lócus de realização da pesquisa delimitou-se ao contexto socio-acadêmico em uma universidade de ensino superior, presente no município de Caraúbas-RN. Os resultados apontam que a família tem uma grande importância na motivação para que o indivíduo surdo mantenha-se a aprender e desenvolver-se, com base nas expressões linguísticas de sua língua oficial de comunicação, que é a LIBRAS. Assim, contribuindo também para a sua plena realização pessoal e profissional, bem como, a sua amplitude identitária, cultural e linguística."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21783_TB6805_04102023194153.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMARIO DA COSTA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROMARIO VIEIRA"
    "autor_email" => "romario.vieira@alunos.ufe"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99814
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6805
    "inscrito_id" => 21783
    "titulo" => ""COMO MINHA FAMÍLIA INFLUÊNCIA NO MEU APRENDIZADO DE LIBRAS?” RELATO DE PESSOAS SURDAS INGRESSAS NA UNIVERSIDADE."
    "resumo" => "A família, comumente, a consideramos ser um dos pilares mais importantes para que possamos alcançar nossa amplitude pessoal e profissional, bem como, nosso desenvolvimento linguístico e cognitivo. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca apresentar, analisar e discorrer relatos de indivíduos surdos ingressos no ensino superior, sobre a influência das suas famílias em seu desenvolvimento pessoal, profissional e a contribuição na aquisição da LIBRAS. Para a concretização desta pesquisa, é valido destacar que as considerações sobre a aquisição de linguagem, concorda-se com a perspectiva sociointeracionista proposta pelos estudos de Vygotsky. Então, contribui-nos teoricamente os estudos de GOLDFELD (1997), FRONZA e MUCK (2012), BRASIL (1996) e MARQUES et al. (2017), entre outros. Para tanto, este trabalho classifica-se por pesquisa qualitativa, onde a metodologia utilizada para a coleta dos dados foi a de pesquisa de campo, sendo aplicado aos participantes entrevistados, um questionário estruturado. As entrevistas expressam-se com a contribuição de três indivíduos surdos, que fazem parte do curso de licenciatura em Letras Libras. O lócus de realização da pesquisa delimitou-se ao contexto socio-acadêmico em uma universidade de ensino superior, presente no município de Caraúbas-RN. Os resultados apontam que a família tem uma grande importância na motivação para que o indivíduo surdo mantenha-se a aprender e desenvolver-se, com base nas expressões linguísticas de sua língua oficial de comunicação, que é a LIBRAS. Assim, contribuindo também para a sua plena realização pessoal e profissional, bem como, a sua amplitude identitária, cultural e linguística."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21783_TB6805_04102023194153.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMARIO DA COSTA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROMARIO VIEIRA"
    "autor_email" => "romario.vieira@alunos.ufe"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A família, comumente, a consideramos ser um dos pilares mais importantes para que possamos alcançar nossa amplitude pessoal e profissional, bem como, nosso desenvolvimento linguístico e cognitivo. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca apresentar, analisar e discorrer relatos de indivíduos surdos ingressos no ensino superior, sobre a influência das suas famílias em seu desenvolvimento pessoal, profissional e a contribuição na aquisição da LIBRAS. Para a concretização desta pesquisa, é valido destacar que as considerações sobre a aquisição de linguagem, concorda-se com a perspectiva sociointeracionista proposta pelos estudos de Vygotsky. Então, contribui-nos teoricamente os estudos de GOLDFELD (1997), FRONZA e MUCK (2012), BRASIL (1996) e MARQUES et al. (2017), entre outros. Para tanto, este trabalho classifica-se por pesquisa qualitativa, onde a metodologia utilizada para a coleta dos dados foi a de pesquisa de campo, sendo aplicado aos participantes entrevistados, um questionário estruturado. As entrevistas expressam-se com a contribuição de três indivíduos surdos, que fazem parte do curso de licenciatura em Letras Libras. O lócus de realização da pesquisa delimitou-se ao contexto socio-acadêmico em uma universidade de ensino superior, presente no município de Caraúbas-RN. Os resultados apontam que a família tem uma grande importância na motivação para que o indivíduo surdo mantenha-se a aprender e desenvolver-se, com base nas expressões linguísticas de sua língua oficial de comunicação, que é a LIBRAS. Assim, contribuindo também para a sua plena realização pessoal e profissional, bem como, a sua amplitude identitária, cultural e linguística.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.