A família, comumente, a consideramos ser um dos pilares mais importantes para que possamos alcançar nossa amplitude pessoal e profissional, bem como, nosso desenvolvimento linguístico e cognitivo. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca apresentar, analisar e discorrer relatos de indivíduos surdos ingressos no ensino superior, sobre a influência das suas famílias em seu desenvolvimento pessoal, profissional e a contribuição na aquisição da LIBRAS. Para a concretização desta pesquisa, é valido destacar que as considerações sobre a aquisição de linguagem, concorda-se com a perspectiva sociointeracionista proposta pelos estudos de Vygotsky. Então, contribui-nos teoricamente os estudos de GOLDFELD (1997), FRONZA e MUCK (2012), BRASIL (1996) e MARQUES et al. (2017), entre outros. Para tanto, este trabalho classifica-se por pesquisa qualitativa, onde a metodologia utilizada para a coleta dos dados foi a de pesquisa de campo, sendo aplicado aos participantes entrevistados, um questionário estruturado. As entrevistas expressam-se com a contribuição de três indivíduos surdos, que fazem parte do curso de licenciatura em Letras Libras. O lócus de realização da pesquisa delimitou-se ao contexto socio-acadêmico em uma universidade de ensino superior, presente no município de Caraúbas-RN. Os resultados apontam que a família tem uma grande importância na motivação para que o indivíduo surdo mantenha-se a aprender e desenvolver-se, com base nas expressões linguísticas de sua língua oficial de comunicação, que é a LIBRAS. Assim, contribuindo também para a sua plena realização pessoal e profissional, bem como, a sua amplitude identitária, cultural e linguística.