"COMO MINHA FAMÍLIA INFLUÊNCIA NO MEU APRENDIZADO DE LIBRAS?” RELATO DE PESSOAS SURDAS INGRESSAS NA UNIVERSIDADE.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99814 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6805 "inscrito_id" => 21783 "titulo" => ""COMO MINHA FAMÍLIA INFLUÊNCIA NO MEU APRENDIZADO DE LIBRAS?” RELATO DE PESSOAS SURDAS INGRESSAS NA UNIVERSIDADE." "resumo" => "A família, comumente, a consideramos ser um dos pilares mais importantes para que possamos alcançar nossa amplitude pessoal e profissional, bem como, nosso desenvolvimento linguístico e cognitivo. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca apresentar, analisar e discorrer relatos de indivíduos surdos ingressos no ensino superior, sobre a influência das suas famílias em seu desenvolvimento pessoal, profissional e a contribuição na aquisição da LIBRAS. Para a concretização desta pesquisa, é valido destacar que as considerações sobre a aquisição de linguagem, concorda-se com a perspectiva sociointeracionista proposta pelos estudos de Vygotsky. Então, contribui-nos teoricamente os estudos de GOLDFELD (1997), FRONZA e MUCK (2012), BRASIL (1996) e MARQUES et al. (2017), entre outros. Para tanto, este trabalho classifica-se por pesquisa qualitativa, onde a metodologia utilizada para a coleta dos dados foi a de pesquisa de campo, sendo aplicado aos participantes entrevistados, um questionário estruturado. As entrevistas expressam-se com a contribuição de três indivíduos surdos, que fazem parte do curso de licenciatura em Letras Libras. O lócus de realização da pesquisa delimitou-se ao contexto socio-acadêmico em uma universidade de ensino superior, presente no município de Caraúbas-RN. Os resultados apontam que a família tem uma grande importância na motivação para que o indivíduo surdo mantenha-se a aprender e desenvolver-se, com base nas expressões linguísticas de sua língua oficial de comunicação, que é a LIBRAS. Assim, contribuindo também para a sua plena realização pessoal e profissional, bem como, a sua amplitude identitária, cultural e linguística." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21783_TB6805_04102023194153.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMARIO DA COSTA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ROMARIO VIEIRA" "autor_email" => "romario.vieira@alunos.ufe" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99814 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6805 "inscrito_id" => 21783 "titulo" => ""COMO MINHA FAMÍLIA INFLUÊNCIA NO MEU APRENDIZADO DE LIBRAS?” RELATO DE PESSOAS SURDAS INGRESSAS NA UNIVERSIDADE." "resumo" => "A família, comumente, a consideramos ser um dos pilares mais importantes para que possamos alcançar nossa amplitude pessoal e profissional, bem como, nosso desenvolvimento linguístico e cognitivo. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca apresentar, analisar e discorrer relatos de indivíduos surdos ingressos no ensino superior, sobre a influência das suas famílias em seu desenvolvimento pessoal, profissional e a contribuição na aquisição da LIBRAS. Para a concretização desta pesquisa, é valido destacar que as considerações sobre a aquisição de linguagem, concorda-se com a perspectiva sociointeracionista proposta pelos estudos de Vygotsky. Então, contribui-nos teoricamente os estudos de GOLDFELD (1997), FRONZA e MUCK (2012), BRASIL (1996) e MARQUES et al. (2017), entre outros. Para tanto, este trabalho classifica-se por pesquisa qualitativa, onde a metodologia utilizada para a coleta dos dados foi a de pesquisa de campo, sendo aplicado aos participantes entrevistados, um questionário estruturado. As entrevistas expressam-se com a contribuição de três indivíduos surdos, que fazem parte do curso de licenciatura em Letras Libras. O lócus de realização da pesquisa delimitou-se ao contexto socio-acadêmico em uma universidade de ensino superior, presente no município de Caraúbas-RN. Os resultados apontam que a família tem uma grande importância na motivação para que o indivíduo surdo mantenha-se a aprender e desenvolver-se, com base nas expressões linguísticas de sua língua oficial de comunicação, que é a LIBRAS. Assim, contribuindo também para a sua plena realização pessoal e profissional, bem como, a sua amplitude identitária, cultural e linguística." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21783_TB6805_04102023194153.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMARIO DA COSTA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ROMARIO VIEIRA" "autor_email" => "romario.vieira@alunos.ufe" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }