Os jogos educativos são uma ferramenta importante no processo de ensino/aprendizagem, pois proporcionam uma experiência divertida e interativa que estimula a curiosidade, a criatividade e o raciocínio. Os jogos educativos podem ajudar a tornar conceitos complexos e abstratos mais tangíveis e concretos, proporcionando uma compreensão mais fácil e rápida. Estas estratégias de ensino/aprendizagem podem ser utilizadas em diversas áreas do conhecimento e proporcionam um ambiente de aprendizagem descontraído para experimentar, testar hipóteses e cometer erros, o que é fundamental para o processo de desenvolvimento das competências e habilidades. Além disso, os jogos educativos podem ser utilizados tanto para demonstrar novos conteúdos quanto para revisar ou reforçar conhecimentos já adquiridos. Este trabalho mostra resultados de uma oficina que envolveu a aplicação de jogos educativos na área de Biologia. Esta oficina foi resultado de um edital de bolsas de permanência e êxito no âmbito do IFBA. O objetivo desta proposta e foco da oficina foi trazer temas importantes de Biologia ao debate usando para isso, os jogos. Os jogos foram criados a partir de conteúdos específicos para o ensino médio e depois utilizados para comunicar conceitos fundamentais e desenvolver habilidades processuais e atitudinais, como criatividade, imaginação, trabalho em equipe, cooperação e motivação. Foi executado um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas relacionadas a conceitos básicos em Biologia e um jogo relacionado à seleção natural chamado de ‘Guerra dos Bicos’, disponível na internet. O público-alvo foi uma turma de 3º ano do ensino médio do IFBA - Campus Jacobina. Os resultados obtidos mostram que os jogos educativos podem ser uma ferramenta eficaz no ensino de Biologia, permitindo que os alunos assimilem melhor os conceitos e desenvolvam habilidades importantes para o convívio social.