Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS COLABORATIVOS: O ENGAJAMENTO DISCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 5.0

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101305
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9057
    "inscrito_id" => 981
    "titulo" => "OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS COLABORATIVOS: O ENGAJAMENTO DISCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 5.0"
    "resumo" => "Este trabalho visa analisar o processo de engajamento discente na utilização de diferentes objetos de aprendizagem como alternativa norteadora no contexto tecnológico e em espaços colaborativos formais e não formais. Tendo em vista o quantitativo de alunos e a necessidade de implementar tecnologias digitais em prol da aprendizagem, buscou-se então aprofundar o conceito de educação 5.0 – como forma de promover o engajamento dos alunos em atividades colaborativas e ao mesmo tempo utilizar diferentes objetos de aprendizagem. O projeto teve como propósito verificar o quanto os estudantes conhecem sobre objetos de aprendizagem no contexto tecnológico, em espaços formais (presencial) e não formais (remoto); identificar quais fatores contribuem e quais interferem no uso de tecnologias no espaço físico (escola) e em espaços virtuais; compreender o conceito de educação 5.0, bem como as três dimensões do engajamento (comportamental, emocional e cognitivo) no processo de aprendizagem; construir com os discentes uma sequência didática utilizando múltiplos objetos de aprendizagem – infográfico, podcast, game, mapas mentais, produção de vídeo, visando a capacitação e o engajamento dos alunos à utilização das tecnologias. Tem como base os seguintes autores: Bacich; Moran (2018), Behar (2009), Camargo; Daros (20121), Cohen; Lotan (2017), Rocha (2021), Shirley; Hangreaves (2022), Simão et al. (2023), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Manaus-AM. Ficou evidente que por meio da interação, engajamento e experiências em grupo é possível intensificar a aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID981_TB9057_10122023235246.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS FELIPE DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS FELIPE"
    "autor_email" => "carlos.felipe.edu20@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101305
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9057
    "inscrito_id" => 981
    "titulo" => "OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS COLABORATIVOS: O ENGAJAMENTO DISCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 5.0"
    "resumo" => "Este trabalho visa analisar o processo de engajamento discente na utilização de diferentes objetos de aprendizagem como alternativa norteadora no contexto tecnológico e em espaços colaborativos formais e não formais. Tendo em vista o quantitativo de alunos e a necessidade de implementar tecnologias digitais em prol da aprendizagem, buscou-se então aprofundar o conceito de educação 5.0 – como forma de promover o engajamento dos alunos em atividades colaborativas e ao mesmo tempo utilizar diferentes objetos de aprendizagem. O projeto teve como propósito verificar o quanto os estudantes conhecem sobre objetos de aprendizagem no contexto tecnológico, em espaços formais (presencial) e não formais (remoto); identificar quais fatores contribuem e quais interferem no uso de tecnologias no espaço físico (escola) e em espaços virtuais; compreender o conceito de educação 5.0, bem como as três dimensões do engajamento (comportamental, emocional e cognitivo) no processo de aprendizagem; construir com os discentes uma sequência didática utilizando múltiplos objetos de aprendizagem – infográfico, podcast, game, mapas mentais, produção de vídeo, visando a capacitação e o engajamento dos alunos à utilização das tecnologias. Tem como base os seguintes autores: Bacich; Moran (2018), Behar (2009), Camargo; Daros (20121), Cohen; Lotan (2017), Rocha (2021), Shirley; Hangreaves (2022), Simão et al. (2023), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Manaus-AM. Ficou evidente que por meio da interação, engajamento e experiências em grupo é possível intensificar a aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID981_TB9057_10122023235246.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS FELIPE DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS FELIPE"
    "autor_email" => "carlos.felipe.edu20@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho visa analisar o processo de engajamento discente na utilização de diferentes objetos de aprendizagem como alternativa norteadora no contexto tecnológico e em espaços colaborativos formais e não formais. Tendo em vista o quantitativo de alunos e a necessidade de implementar tecnologias digitais em prol da aprendizagem, buscou-se então aprofundar o conceito de educação 5.0 – como forma de promover o engajamento dos alunos em atividades colaborativas e ao mesmo tempo utilizar diferentes objetos de aprendizagem. O projeto teve como propósito verificar o quanto os estudantes conhecem sobre objetos de aprendizagem no contexto tecnológico, em espaços formais (presencial) e não formais (remoto); identificar quais fatores contribuem e quais interferem no uso de tecnologias no espaço físico (escola) e em espaços virtuais; compreender o conceito de educação 5.0, bem como as três dimensões do engajamento (comportamental, emocional e cognitivo) no processo de aprendizagem; construir com os discentes uma sequência didática utilizando múltiplos objetos de aprendizagem – infográfico, podcast, game, mapas mentais, produção de vídeo, visando a capacitação e o engajamento dos alunos à utilização das tecnologias. Tem como base os seguintes autores: Bacich; Moran (2018), Behar (2009), Camargo; Daros (20121), Cohen; Lotan (2017), Rocha (2021), Shirley; Hangreaves (2022), Simão et al. (2023), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Manaus-AM. Ficou evidente que por meio da interação, engajamento e experiências em grupo é possível intensificar a aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.