Este trabalho visa analisar o processo de engajamento discente na utilização de diferentes objetos de aprendizagem como alternativa norteadora no contexto tecnológico e em espaços colaborativos formais e não formais. Tendo em vista o quantitativo de alunos e a necessidade de implementar tecnologias digitais em prol da aprendizagem, buscou-se então aprofundar o conceito de educação 5.0 – como forma de promover o engajamento dos alunos em atividades colaborativas e ao mesmo tempo utilizar diferentes objetos de aprendizagem. O projeto teve como propósito verificar o quanto os estudantes conhecem sobre objetos de aprendizagem no contexto tecnológico, em espaços formais (presencial) e não formais (remoto); identificar quais fatores contribuem e quais interferem no uso de tecnologias no espaço físico (escola) e em espaços virtuais; compreender o conceito de educação 5.0, bem como as três dimensões do engajamento (comportamental, emocional e cognitivo) no processo de aprendizagem; construir com os discentes uma sequência didática utilizando múltiplos objetos de aprendizagem – infográfico, podcast, game, mapas mentais, produção de vídeo, visando a capacitação e o engajamento dos alunos à utilização das tecnologias. Tem como base os seguintes autores: Bacich; Moran (2018), Behar (2009), Camargo; Daros (20121), Cohen; Lotan (2017), Rocha (2021), Shirley; Hangreaves (2022), Simão et al. (2023), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Manaus-AM. Ficou evidente que por meio da interação, engajamento e experiências em grupo é possível intensificar a aprendizagem.