Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE BOTÂNICA: CRIANDO, REFLETINDO E COMPREENDENDO A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95163
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 687
    "inscrito_id" => 10067
    "titulo" => "ENSINO DE BOTÂNICA: CRIANDO, REFLETINDO E COMPREENDENDO A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "Pensando em possibilidades de práticas que atraíssem os alunos na nova perspectiva do ensino médio, foi-se pensada a proposta de criar uma sequência didática que se atribuísse um novo valor aos conhecimentos historicamente construídos do ensino de biologia. Assim, ao nos depararmos com a frequente ascensão do desmatamento optamos em planejar como seria uma unidade temática em que os alunos se instrumentalizassem e que fossem evidenciadas a importância que cada planta possui para a manutenção de toda a vida na terra. Com isso, este trabalho busca expor uma proposta de planejamento de uma unidade temática no ensino de botânica para turmas do terceiro ano do ensino médio que possa ser aplicado tanto na rede pública ou na rede privada de ensino. Nesta perspectiva, esta ação foi pensada para que sua execução ocorra a partir da construção coletiva com os alunos, ou seja, para a elaboração de uma exposição de modelos didáticos que apresentem o cultivo de plantas, sejam elas hortaliças, sejam elas plantas medicinais. Os estudos para elaboração deste trabalho são de revisão bibliográfica e consistem também numa pesquisa qualitativa, pois nos potencializa a uma reflexão clara dos fatos estudados em consonância com a realidade concreta. Com isso podemos destacar que a construção de sequências didáticas como esta possibilitam uma aprendizagem instrumental e significativa. Garantindo assim um ensino que parta de uma totalidade e que agregue valores para os escolares, na qual os mesmos se apropriem levando-as para suas vidas futuramente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10067_TB687_01102023125938.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ANTONIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO SILVA"
    "autor_email" => "toinho415263@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95163
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 687
    "inscrito_id" => 10067
    "titulo" => "ENSINO DE BOTÂNICA: CRIANDO, REFLETINDO E COMPREENDENDO A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "Pensando em possibilidades de práticas que atraíssem os alunos na nova perspectiva do ensino médio, foi-se pensada a proposta de criar uma sequência didática que se atribuísse um novo valor aos conhecimentos historicamente construídos do ensino de biologia. Assim, ao nos depararmos com a frequente ascensão do desmatamento optamos em planejar como seria uma unidade temática em que os alunos se instrumentalizassem e que fossem evidenciadas a importância que cada planta possui para a manutenção de toda a vida na terra. Com isso, este trabalho busca expor uma proposta de planejamento de uma unidade temática no ensino de botânica para turmas do terceiro ano do ensino médio que possa ser aplicado tanto na rede pública ou na rede privada de ensino. Nesta perspectiva, esta ação foi pensada para que sua execução ocorra a partir da construção coletiva com os alunos, ou seja, para a elaboração de uma exposição de modelos didáticos que apresentem o cultivo de plantas, sejam elas hortaliças, sejam elas plantas medicinais. Os estudos para elaboração deste trabalho são de revisão bibliográfica e consistem também numa pesquisa qualitativa, pois nos potencializa a uma reflexão clara dos fatos estudados em consonância com a realidade concreta. Com isso podemos destacar que a construção de sequências didáticas como esta possibilitam uma aprendizagem instrumental e significativa. Garantindo assim um ensino que parta de uma totalidade e que agregue valores para os escolares, na qual os mesmos se apropriem levando-as para suas vidas futuramente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10067_TB687_01102023125938.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ANTONIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO SILVA"
    "autor_email" => "toinho415263@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Pensando em possibilidades de práticas que atraíssem os alunos na nova perspectiva do ensino médio, foi-se pensada a proposta de criar uma sequência didática que se atribuísse um novo valor aos conhecimentos historicamente construídos do ensino de biologia. Assim, ao nos depararmos com a frequente ascensão do desmatamento optamos em planejar como seria uma unidade temática em que os alunos se instrumentalizassem e que fossem evidenciadas a importância que cada planta possui para a manutenção de toda a vida na terra. Com isso, este trabalho busca expor uma proposta de planejamento de uma unidade temática no ensino de botânica para turmas do terceiro ano do ensino médio que possa ser aplicado tanto na rede pública ou na rede privada de ensino. Nesta perspectiva, esta ação foi pensada para que sua execução ocorra a partir da construção coletiva com os alunos, ou seja, para a elaboração de uma exposição de modelos didáticos que apresentem o cultivo de plantas, sejam elas hortaliças, sejam elas plantas medicinais. Os estudos para elaboração deste trabalho são de revisão bibliográfica e consistem também numa pesquisa qualitativa, pois nos potencializa a uma reflexão clara dos fatos estudados em consonância com a realidade concreta. Com isso podemos destacar que a construção de sequências didáticas como esta possibilitam uma aprendizagem instrumental e significativa. Garantindo assim um ensino que parta de uma totalidade e que agregue valores para os escolares, na qual os mesmos se apropriem levando-as para suas vidas futuramente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.