Sendo a escola um importante agente no processo de confronto ao racismo, ela deve garantir em todo o seu componente curricular discussões sobre os elementos históricos e seus diversos fatos e olhares, desmistificando a perspectiva eurocêntrica tão bem enraizada em nossos livros e salas de aulas. Tal questão deve ser considerada pelo sistema educacional, e posta em prática por todos os participantes presentes na instituição escolar. A luta antirracista não é somente responsabilidade apenas das pessoas negras, mas também de todas as pessoas, este artigo tem o objetivo de discutir os mecanismos para uma educação antirracista, colocando o negro em lugar de destaque e tirando-o da posição de invisibilidade. Nossa pesquisa se configura como estudo bibliográfico e documental, evidenciando problemáticas e desafios ainda presentes para o cumprimento da lei 10.639/03. Abordamos também sobre a importância do protagonismo e representatividade de pessoas negras que estão em lugar de destaque na sociedade. Como referencial teórico destacamos nomes como ALMEIDA (2019), PINHEIRO (2023), GROSS (2014), RIBEIRO (2019), ANDRADE (2015), ADICHIE (2017), a fim de construirmos uma perspectiva que considera a importância do trabalho do/a educador/a no desenvolvimento e formação dos indivíduos, pela garantia de uma construção ampla e completa, fortificando a criticidade dos alunos perante os conhecimentos históricos. Observa-se que muitas são as barreiras e os desafios encontrados para o trabalho de uma escola antirracista, porém, é essencial que aconteçam mudanças estruturais, para que se efetive um ensino que tire o negro da invisibilidade social. Ao trazer essa relevância das relações étnico-raciais para o espaço escolar, a instituição, assim como toda a sociedade, devem se responsabilizar pela implementação da lei que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, buscando extinguir estereótipos e preconceitos muitas vezes reforçados por uma ideia de servidão e de ocupação de lugares subalternizados.