RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA DE PROBABILIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95005 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 493 "inscrito_id" => 10048 "titulo" => "RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA DE PROBABILIDADE" "resumo" => "O desenvolvimento do Raciocínio Matemático é apontado por diversos documentos curriculares ao redor do mundo como um dos aspectos principais da aprendizagem matemática dos alunos. Pesquisas e estudos evidenciam os desdobramentos obtidos através da prática do professor com o desenvolvimento dos processos de Raciocínio Matemático na aprendizagem, que convergem para um entendimento mais profundo sobre o tema e definem, de forma clara e objetiva, estes processos. O presente trabalho segue os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa e apresenta os processos e as características que compõem o Raciocínio Matemático – elemento central da pesquisa – discutidos a partir de uma tarefa matemática realizada pelos alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Médio numa escola pública localizada no interior do Paraná – Brasil. Além disso, a pesquisa perpassa pelas ações do professor e sua relevância no desenvolvimento dos processos de Raciocínio Matemático dos alunos. Diante disso, a presente pesquisa se insere na temática do Raciocínio Matemático no contexto da Educação Básica e tem como objetivo identificar os processos de Raciocínio Matemático mobilizados por alunos do 3º ano do Ensino Médio e categorizar as ações de um professor durante a resolução de uma tarefa matemática sobre probabilidade. Como resultados, apresentamos neste artigo a discussão desenvolvida por uma dupla de alunos e destacamos que os alunos participantes mobilizaram os processos de conjecturar e justificar. Com relação às ações do professor desenvolvidas pelo professor estão previstas nas quatro categorias de ação: Convidar; Guiar/apoiar; Informar/sugerir; Desafiar e que elas foram essenciais para que os alunos avançassem na resolução da tarefa e no desenvolvimento do Raciocínio Matemático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10048_TB493_17112023152051.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DO NASCIMENTO CORREA" "autor_nome_curto" => "LUCAS N. CORREA" "autor_email" => "lcorrea@alunos.utfpr.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95005 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 493 "inscrito_id" => 10048 "titulo" => "RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA DE PROBABILIDADE" "resumo" => "O desenvolvimento do Raciocínio Matemático é apontado por diversos documentos curriculares ao redor do mundo como um dos aspectos principais da aprendizagem matemática dos alunos. Pesquisas e estudos evidenciam os desdobramentos obtidos através da prática do professor com o desenvolvimento dos processos de Raciocínio Matemático na aprendizagem, que convergem para um entendimento mais profundo sobre o tema e definem, de forma clara e objetiva, estes processos. O presente trabalho segue os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa e apresenta os processos e as características que compõem o Raciocínio Matemático – elemento central da pesquisa – discutidos a partir de uma tarefa matemática realizada pelos alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Médio numa escola pública localizada no interior do Paraná – Brasil. Além disso, a pesquisa perpassa pelas ações do professor e sua relevância no desenvolvimento dos processos de Raciocínio Matemático dos alunos. Diante disso, a presente pesquisa se insere na temática do Raciocínio Matemático no contexto da Educação Básica e tem como objetivo identificar os processos de Raciocínio Matemático mobilizados por alunos do 3º ano do Ensino Médio e categorizar as ações de um professor durante a resolução de uma tarefa matemática sobre probabilidade. Como resultados, apresentamos neste artigo a discussão desenvolvida por uma dupla de alunos e destacamos que os alunos participantes mobilizaram os processos de conjecturar e justificar. Com relação às ações do professor desenvolvidas pelo professor estão previstas nas quatro categorias de ação: Convidar; Guiar/apoiar; Informar/sugerir; Desafiar e que elas foram essenciais para que os alunos avançassem na resolução da tarefa e no desenvolvimento do Raciocínio Matemático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10048_TB493_17112023152051.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DO NASCIMENTO CORREA" "autor_nome_curto" => "LUCAS N. CORREA" "autor_email" => "lcorrea@alunos.utfpr.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }