Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA DE PROBABILIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95005
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 493
    "inscrito_id" => 10048
    "titulo" => "RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA DE PROBABILIDADE"
    "resumo" => "O desenvolvimento do Raciocínio Matemático é apontado por diversos documentos curriculares ao redor do mundo como um dos aspectos principais da aprendizagem matemática dos alunos. Pesquisas e estudos evidenciam os desdobramentos obtidos através da prática do professor com o desenvolvimento dos processos de Raciocínio Matemático na aprendizagem, que convergem para um entendimento mais profundo sobre o tema e definem, de forma clara e objetiva, estes processos. O presente trabalho segue os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa e apresenta os processos e as características que compõem o Raciocínio Matemático – elemento central da pesquisa – discutidos a partir de uma tarefa matemática realizada pelos alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Médio numa escola pública localizada no interior do Paraná – Brasil. Além disso, a pesquisa perpassa pelas ações do professor e sua relevância no desenvolvimento dos processos de Raciocínio Matemático dos alunos. Diante disso, a presente pesquisa se insere na temática do Raciocínio Matemático no contexto da Educação Básica e tem como objetivo identificar os processos de Raciocínio Matemático mobilizados por alunos do 3º ano do Ensino Médio e categorizar as ações de um professor durante a resolução de uma tarefa matemática sobre probabilidade. Como resultados, apresentamos neste artigo a discussão desenvolvida por uma dupla de alunos e destacamos que os alunos participantes mobilizaram os processos de conjecturar e justificar. Com relação às ações do professor desenvolvidas pelo professor estão previstas nas quatro categorias de ação: Convidar; Guiar/apoiar; Informar/sugerir; Desafiar e que elas foram essenciais para que os alunos avançassem na resolução da tarefa e no desenvolvimento do Raciocínio Matemático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10048_TB493_17112023152051.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS DO NASCIMENTO CORREA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS N. CORREA"
    "autor_email" => "lcorrea@alunos.utfpr.edu."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95005
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 493
    "inscrito_id" => 10048
    "titulo" => "RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA DE PROBABILIDADE"
    "resumo" => "O desenvolvimento do Raciocínio Matemático é apontado por diversos documentos curriculares ao redor do mundo como um dos aspectos principais da aprendizagem matemática dos alunos. Pesquisas e estudos evidenciam os desdobramentos obtidos através da prática do professor com o desenvolvimento dos processos de Raciocínio Matemático na aprendizagem, que convergem para um entendimento mais profundo sobre o tema e definem, de forma clara e objetiva, estes processos. O presente trabalho segue os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa e apresenta os processos e as características que compõem o Raciocínio Matemático – elemento central da pesquisa – discutidos a partir de uma tarefa matemática realizada pelos alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Médio numa escola pública localizada no interior do Paraná – Brasil. Além disso, a pesquisa perpassa pelas ações do professor e sua relevância no desenvolvimento dos processos de Raciocínio Matemático dos alunos. Diante disso, a presente pesquisa se insere na temática do Raciocínio Matemático no contexto da Educação Básica e tem como objetivo identificar os processos de Raciocínio Matemático mobilizados por alunos do 3º ano do Ensino Médio e categorizar as ações de um professor durante a resolução de uma tarefa matemática sobre probabilidade. Como resultados, apresentamos neste artigo a discussão desenvolvida por uma dupla de alunos e destacamos que os alunos participantes mobilizaram os processos de conjecturar e justificar. Com relação às ações do professor desenvolvidas pelo professor estão previstas nas quatro categorias de ação: Convidar; Guiar/apoiar; Informar/sugerir; Desafiar e que elas foram essenciais para que os alunos avançassem na resolução da tarefa e no desenvolvimento do Raciocínio Matemático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10048_TB493_17112023152051.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS DO NASCIMENTO CORREA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS N. CORREA"
    "autor_email" => "lcorrea@alunos.utfpr.edu."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O desenvolvimento do Raciocínio Matemático é apontado por diversos documentos curriculares ao redor do mundo como um dos aspectos principais da aprendizagem matemática dos alunos. Pesquisas e estudos evidenciam os desdobramentos obtidos através da prática do professor com o desenvolvimento dos processos de Raciocínio Matemático na aprendizagem, que convergem para um entendimento mais profundo sobre o tema e definem, de forma clara e objetiva, estes processos. O presente trabalho segue os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa e apresenta os processos e as características que compõem o Raciocínio Matemático – elemento central da pesquisa – discutidos a partir de uma tarefa matemática realizada pelos alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Médio numa escola pública localizada no interior do Paraná – Brasil. Além disso, a pesquisa perpassa pelas ações do professor e sua relevância no desenvolvimento dos processos de Raciocínio Matemático dos alunos. Diante disso, a presente pesquisa se insere na temática do Raciocínio Matemático no contexto da Educação Básica e tem como objetivo identificar os processos de Raciocínio Matemático mobilizados por alunos do 3º ano do Ensino Médio e categorizar as ações de um professor durante a resolução de uma tarefa matemática sobre probabilidade. Como resultados, apresentamos neste artigo a discussão desenvolvida por uma dupla de alunos e destacamos que os alunos participantes mobilizaram os processos de conjecturar e justificar. Com relação às ações do professor desenvolvidas pelo professor estão previstas nas quatro categorias de ação: Convidar; Guiar/apoiar; Informar/sugerir; Desafiar e que elas foram essenciais para que os alunos avançassem na resolução da tarefa e no desenvolvimento do Raciocínio Matemático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.