Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE VILA VELHA-ES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98864
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5565
    "inscrito_id" => 16943
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE VILA VELHA-ES"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo com professores do ensino fundamental I da Rede Municipal de Vila Velha - ES, sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Importante relatar o aumento do uso dessas tecnologias por crianças de diversas idades, pois elas já fazem parte de seu cotidiano familiar e essa experiência é levada para a escola. Este estudo se insere na pesquisa de mestrado construída por uma das autoras no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Nas práticas educativas do contexto contemporâneo é de extrema importância que os professores tenham uma formação continuada na área de tecnologias educacionais, visto que ela se tornou um elemento fundamental para o processo educativo. Nesse estudo utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e, no primeiro momento, enviamos para alguns grupos de WhatsApp – que incluem Pedagogos e professores da Rede Municipal de Vila Velha-ES - um convite para participarem da pesquisa. No segundo momento solicitamos aos participantes que respondessem um questionário que teve como objetivo investigar questões iniciais relacionadas ao local de residência e trabalho, faixa etária, tempo de atuação no magistério, formação inicial e de pós-graduação, assim como o tempo de atuação no ensino fundamental I. Por meio do questionário também foi possível ter acesso ao número de professores efetivos e/ou contratados, assim como questões relacionadas ao uso da internet para o planejamento planejar suas aulas. Na segunda etapa estão sendo realizadas entrevistas individuais com os participantes, buscando entender aspectos subjetivos que se relacionam com o uso das TIC no contexto escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID16943_TB5565_01102023214555.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILLI RICARTO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAMILLI"
    "autor_email" => "jamilliricarto@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98864
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5565
    "inscrito_id" => 16943
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE VILA VELHA-ES"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo com professores do ensino fundamental I da Rede Municipal de Vila Velha - ES, sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Importante relatar o aumento do uso dessas tecnologias por crianças de diversas idades, pois elas já fazem parte de seu cotidiano familiar e essa experiência é levada para a escola. Este estudo se insere na pesquisa de mestrado construída por uma das autoras no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Nas práticas educativas do contexto contemporâneo é de extrema importância que os professores tenham uma formação continuada na área de tecnologias educacionais, visto que ela se tornou um elemento fundamental para o processo educativo. Nesse estudo utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e, no primeiro momento, enviamos para alguns grupos de WhatsApp – que incluem Pedagogos e professores da Rede Municipal de Vila Velha-ES - um convite para participarem da pesquisa. No segundo momento solicitamos aos participantes que respondessem um questionário que teve como objetivo investigar questões iniciais relacionadas ao local de residência e trabalho, faixa etária, tempo de atuação no magistério, formação inicial e de pós-graduação, assim como o tempo de atuação no ensino fundamental I. Por meio do questionário também foi possível ter acesso ao número de professores efetivos e/ou contratados, assim como questões relacionadas ao uso da internet para o planejamento planejar suas aulas. Na segunda etapa estão sendo realizadas entrevistas individuais com os participantes, buscando entender aspectos subjetivos que se relacionam com o uso das TIC no contexto escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID16943_TB5565_01102023214555.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILLI RICARTO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAMILLI"
    "autor_email" => "jamilliricarto@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo com professores do ensino fundamental I da Rede Municipal de Vila Velha - ES, sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Importante relatar o aumento do uso dessas tecnologias por crianças de diversas idades, pois elas já fazem parte de seu cotidiano familiar e essa experiência é levada para a escola. Este estudo se insere na pesquisa de mestrado construída por uma das autoras no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Nas práticas educativas do contexto contemporâneo é de extrema importância que os professores tenham uma formação continuada na área de tecnologias educacionais, visto que ela se tornou um elemento fundamental para o processo educativo. Nesse estudo utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e, no primeiro momento, enviamos para alguns grupos de WhatsApp – que incluem Pedagogos e professores da Rede Municipal de Vila Velha-ES - um convite para participarem da pesquisa. No segundo momento solicitamos aos participantes que respondessem um questionário que teve como objetivo investigar questões iniciais relacionadas ao local de residência e trabalho, faixa etária, tempo de atuação no magistério, formação inicial e de pós-graduação, assim como o tempo de atuação no ensino fundamental I. Por meio do questionário também foi possível ter acesso ao número de professores efetivos e/ou contratados, assim como questões relacionadas ao uso da internet para o planejamento planejar suas aulas. Na segunda etapa estão sendo realizadas entrevistas individuais com os participantes, buscando entender aspectos subjetivos que se relacionam com o uso das TIC no contexto escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.