O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo com professores do ensino fundamental I da Rede Municipal de Vila Velha - ES, sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Importante relatar o aumento do uso dessas tecnologias por crianças de diversas idades, pois elas já fazem parte de seu cotidiano familiar e essa experiência é levada para a escola. Este estudo se insere na pesquisa de mestrado construída por uma das autoras no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Nas práticas educativas do contexto contemporâneo é de extrema importância que os professores tenham uma formação continuada na área de tecnologias educacionais, visto que ela se tornou um elemento fundamental para o processo educativo. Nesse estudo utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e, no primeiro momento, enviamos para alguns grupos de WhatsApp – que incluem Pedagogos e professores da Rede Municipal de Vila Velha-ES - um convite para participarem da pesquisa. No segundo momento solicitamos aos participantes que respondessem um questionário que teve como objetivo investigar questões iniciais relacionadas ao local de residência e trabalho, faixa etária, tempo de atuação no magistério, formação inicial e de pós-graduação, assim como o tempo de atuação no ensino fundamental I. Por meio do questionário também foi possível ter acesso ao número de professores efetivos e/ou contratados, assim como questões relacionadas ao uso da internet para o planejamento planejar suas aulas. Na segunda etapa estão sendo realizadas entrevistas individuais com os participantes, buscando entender aspectos subjetivos que se relacionam com o uso das TIC no contexto escolar.