Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95138
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 657
    "inscrito_id" => 10458
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO"
    "resumo" => "Historicamente, o ato de avaliar tornou-se uma tradição excludente, autoritária e antidemocrática, sendo um mecanismo classificatório e seletivo, centrado no educador e no sistema de ensino, não priorizando quem aprende. Sendo assim, devemos compreender que ao avaliar, precisamos de instrumentos que sejam diagnósticos e guiados pela equidade, permitindo assim, oportunizar uma aprendizagem que faça sentido ao aluno, uma vez que não há “verdade”, mas verdades que se revelam e são validadas conforme a relação epistemológica, metodológica e ao atual momento histórico. Esse contexto fica mais evidente na perspectiva da Educação Ambiental, a partir de suas concepções teorias e práticas, quando se torna necessário uma maior valorização dos saberes e experiências de cada ator envolvido nesse processo de construção de conhecimentos. Então, considerando tal necessidade, temos no uso das tecnologias digitais a possibilidade de torna os momentos de avaliação da aprendizagem mais prazerosos e eficazes, ajudando a manter o foco dos alunos e a deixá-los em um ambiente onde sintam-se confortáveis e mais confiantes. Nesse sentido, o estudo em questão visa realizar um levantamento das tendencias de teses e dissertações dos programas de pós-graduação da área de ensino, considerando a necessidade de um diálogo ampliado sobre os aspectos que envolvem a avaliação escolar e os métodos avaliativos no contexto da educação ambiental, e sobretudo, com o auxílio das diversas tecnologias digitais existentes, não apenas como treinamento de pessoas, mas sim, no investimento de suas competências, de modo a capacitá-las nas tomadas de decisões e na utilização inteligente dos conhecimentos adquiridos. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como uma revisão sistemática de caráter qualitativo. Os dados obtidos serão tratados por meio da análise de conteúdo a luz dos pressupostos de Laurence Bardin. Os resultados geraram reflexões e inquietudes, mostrando um cenário escasso de pesquisas acerca da temática proposta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10458_TB657_24052023112152.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE BASSUL AREIAS"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE BASSUL"
    "autor_email" => "georgebassul@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95138
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 657
    "inscrito_id" => 10458
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO"
    "resumo" => "Historicamente, o ato de avaliar tornou-se uma tradição excludente, autoritária e antidemocrática, sendo um mecanismo classificatório e seletivo, centrado no educador e no sistema de ensino, não priorizando quem aprende. Sendo assim, devemos compreender que ao avaliar, precisamos de instrumentos que sejam diagnósticos e guiados pela equidade, permitindo assim, oportunizar uma aprendizagem que faça sentido ao aluno, uma vez que não há “verdade”, mas verdades que se revelam e são validadas conforme a relação epistemológica, metodológica e ao atual momento histórico. Esse contexto fica mais evidente na perspectiva da Educação Ambiental, a partir de suas concepções teorias e práticas, quando se torna necessário uma maior valorização dos saberes e experiências de cada ator envolvido nesse processo de construção de conhecimentos. Então, considerando tal necessidade, temos no uso das tecnologias digitais a possibilidade de torna os momentos de avaliação da aprendizagem mais prazerosos e eficazes, ajudando a manter o foco dos alunos e a deixá-los em um ambiente onde sintam-se confortáveis e mais confiantes. Nesse sentido, o estudo em questão visa realizar um levantamento das tendencias de teses e dissertações dos programas de pós-graduação da área de ensino, considerando a necessidade de um diálogo ampliado sobre os aspectos que envolvem a avaliação escolar e os métodos avaliativos no contexto da educação ambiental, e sobretudo, com o auxílio das diversas tecnologias digitais existentes, não apenas como treinamento de pessoas, mas sim, no investimento de suas competências, de modo a capacitá-las nas tomadas de decisões e na utilização inteligente dos conhecimentos adquiridos. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como uma revisão sistemática de caráter qualitativo. Os dados obtidos serão tratados por meio da análise de conteúdo a luz dos pressupostos de Laurence Bardin. Os resultados geraram reflexões e inquietudes, mostrando um cenário escasso de pesquisas acerca da temática proposta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10458_TB657_24052023112152.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE BASSUL AREIAS"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE BASSUL"
    "autor_email" => "georgebassul@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Historicamente, o ato de avaliar tornou-se uma tradição excludente, autoritária e antidemocrática, sendo um mecanismo classificatório e seletivo, centrado no educador e no sistema de ensino, não priorizando quem aprende. Sendo assim, devemos compreender que ao avaliar, precisamos de instrumentos que sejam diagnósticos e guiados pela equidade, permitindo assim, oportunizar uma aprendizagem que faça sentido ao aluno, uma vez que não há “verdade”, mas verdades que se revelam e são validadas conforme a relação epistemológica, metodológica e ao atual momento histórico. Esse contexto fica mais evidente na perspectiva da Educação Ambiental, a partir de suas concepções teorias e práticas, quando se torna necessário uma maior valorização dos saberes e experiências de cada ator envolvido nesse processo de construção de conhecimentos. Então, considerando tal necessidade, temos no uso das tecnologias digitais a possibilidade de torna os momentos de avaliação da aprendizagem mais prazerosos e eficazes, ajudando a manter o foco dos alunos e a deixá-los em um ambiente onde sintam-se confortáveis e mais confiantes. Nesse sentido, o estudo em questão visa realizar um levantamento das tendencias de teses e dissertações dos programas de pós-graduação da área de ensino, considerando a necessidade de um diálogo ampliado sobre os aspectos que envolvem a avaliação escolar e os métodos avaliativos no contexto da educação ambiental, e sobretudo, com o auxílio das diversas tecnologias digitais existentes, não apenas como treinamento de pessoas, mas sim, no investimento de suas competências, de modo a capacitá-las nas tomadas de decisões e na utilização inteligente dos conhecimentos adquiridos. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como uma revisão sistemática de caráter qualitativo. Os dados obtidos serão tratados por meio da análise de conteúdo a luz dos pressupostos de Laurence Bardin. Os resultados geraram reflexões e inquietudes, mostrando um cenário escasso de pesquisas acerca da temática proposta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.