No âmbito educacional, dispomos de inúmeras estratégias de ensino para facilitar o desenvolvimento de competências necessárias ao crescimento cognitivo e afetivo do aluno, dentre elas podemos destacar a gamificação, cuja prerrogativa carrega fundamentos dos games para engajar, motivar, promover a aprendizagem e resolver problemas. Dessa forma, para associar estratégias inovadoras, como a gamificação, para o ensino de Biologia, é necessário desenvolver competências/habilidades previstas na BNCC, potencializando uma aprendizagem mais estimulante, dinâmica e autônoma. Este trabalho teve como objetivo descrever o uso da gamificação como ferramenta pedagógica e apontar os principais fatores relevantes da utilização da gamificação enquanto diferencial metodológico no ensino de Biologia. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de ensino médio da rede pública estadual da Paraíba, localizada na região geográfica intermediária de Sousa-Cajazeiras. O público de estudo foram os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, os quais estavam expostos em ambiente de aula expositiva virtual, decorrente da pandemia de covid-19, no ano de 2020. Como resultado da inserção da gamificação como atividade pedagógica foi observado maior interação discente nas aulas, maior retenção de conteúdo e empenho em raciocínio lógico baseado nos temas biológicos estudados. Concluímos que a inserção da gamificação no ensino promove maior engajamento e motivação dos estudantes, aumenta o interesse do aluno pela disciplina ministrada, além disso, é uma estratégia didática que pode contribuir positivamente e significativamente a fim de melhorar o rendimento dos discentes.