O Programa de Residência Pedagógica (PRP), destinados aos alunos matriculados nos cursos de licenciatura e pedagogia, é desenvolvido em escolas públicas de educação básica, denominadas escola-campo. Seu objetivo é revigorar/aperfeiçoar a formação inicial dos discentes, por meio das diversas abordagens de ensino que fortaleçam o campo da teoria e prática, além de proporcionar uma interação entre Instituição de Ensino Superior (IES) e a Escola-campo. A RP surge como oportunidade de aplicação das diversas metodologias de ensino da educação física, pois, as abordagens metodológicas, são propostas que em vários casos sucumbiram antes mesmo de serem testadas, três fatores explicam isso: falta de preparo dos professores; condição refratária em estimular novas abordagens; instabilidade dos docentes a novos desafios. Durante a educação básica é visível a utilização por parte dos professores de educação física a utilização de apenas duas metodologias de ensino, esportivista, e recreacionista, no entanto, temos um acervo gigantesco de possibilidades, como exemplo: Aptidão física, Psicomotricidade, Construtivista-Interacionista, Saúde renovada, Cultural plural, Crítico superado, Crítico emancipatória e a Desenvolvimentista. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência da aplicação das diferentes possibilidades metodológicas de ensino da educação física durante a regência no PRP. Trata-se de um estudo qualitativo, definido como relato de experiência, baseado em pesquisa-ação utilizando a observação simples e análise de relatórios elaborados pelos residentes dos cursos de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV, a realização das atividades ocorreu na Escola Municipal dos Coelhos, Recife- PE, com alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I, com supervisão do preceptor. Diante das experiências vivenciadas, foi possível observar uma melhora dos aspectos cognitivos, motores e afetivo das crianças, contribuindo de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicam que o PRP é uma oportunidade ímpar para aplicação das diversas propostas metodológicas e consequentemente para formação integral do indivíduo.