O objetivo desse trabalho tem por finalidade relatar as experiências adquiridas a partir das atividades didáticas realizada com os alunos do 6º ano e 7º ano. O presente trabalho teve como objetivo central analisar as relações entre as mudanças nos usos e ocupações da terra. A análise baseou-se na relação sociedade e natureza, afim também de contemplar as habilidades que relacionam padrões climáticos, tipos de solo, relevo, formações vegetais, de modo a identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, do processo de industrialização e das mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. Os procedimentos utilizados para levantamentos dos dados necessários foram: o uso de imagens obtidas através do software Google Earth Pro, através da identificação visual dos últimos 5 anos, os alunos observaram as feições erosivas lineares e puderam associá-las ao tipo de uso e ocupação da terra, posteriormente foi apresentado aos alunos as imagens disponíveis na plataforma Mapbiomas do município de Juscimeira-MT, os alunos puderam observar, analisar e comparar as classes de uso e ocupação dos último 5 anos. Diante do exposto foi proposto um experimento prático e didático de simulação do processo de erosão do solo, causado pelo processo hídrico em três tipos de solos: um solo desprovido de vegetação, um solo coberto com apenas restos vegetais (serapilheira) e um solo coberto com vegetação viva, simulando a mata ciliar. De modo a enriquecer a experiência dos ouvintes, foram produzidos cartazes com imagens dos tipos de vegetações, afim de compreender como cada vegetação atua mediantes a recepção da chuva e sua atuação sobre os processos erosivos. A atividades demonstrou a importância da utilização de materiais práticos e didáticos para a explicação de conceitos abstratos, tornando o ensino e aprendizagem mais eficiente.