USO DA TERRA E PROCESSOS EROSIVOS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DAS PRÁTICAS DIDÁTICAS REALIZADAS EM SALA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95102 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 10566 "titulo" => "USO DA TERRA E PROCESSOS EROSIVOS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DAS PRÁTICAS DIDÁTICAS REALIZADAS EM SALA" "resumo" => "O objetivo desse trabalho tem por finalidade relatar as experiências adquiridas a partir das atividades didáticas realizada com os alunos do 6º ano e 7º ano. O presente trabalho teve como objetivo central analisar as relações entre as mudanças nos usos e ocupações da terra. A análise baseou-se na relação sociedade e natureza, afim também de contemplar as habilidades que relacionam padrões climáticos, tipos de solo, relevo, formações vegetais, de modo a identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, do processo de industrialização e das mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. Os procedimentos utilizados para levantamentos dos dados necessários foram: o uso de imagens obtidas através do software Google Earth Pro, através da identificação visual dos últimos 5 anos, os alunos observaram as feições erosivas lineares e puderam associá-las ao tipo de uso e ocupação da terra, posteriormente foi apresentado aos alunos as imagens disponíveis na plataforma Mapbiomas do município de Juscimeira-MT, os alunos puderam observar, analisar e comparar as classes de uso e ocupação dos último 5 anos. Diante do exposto foi proposto um experimento prático e didático de simulação do processo de erosão do solo, causado pelo processo hídrico em três tipos de solos: um solo desprovido de vegetação, um solo coberto com apenas restos vegetais (serapilheira) e um solo coberto com vegetação viva, simulando a mata ciliar. De modo a enriquecer a experiência dos ouvintes, foram produzidos cartazes com imagens dos tipos de vegetações, afim de compreender como cada vegetação atua mediantes a recepção da chuva e sua atuação sobre os processos erosivos. A atividades demonstrou a importância da utilização de materiais práticos e didáticos para a explicação de conceitos abstratos, tornando o ensino e aprendizagem mais eficiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10566_TB610_14062023104214.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA PAULA FERNANDES CORREIA" "autor_nome_curto" => "KATIA" "autor_email" => "katia.correia@edu.mt.gov." "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95102 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 10566 "titulo" => "USO DA TERRA E PROCESSOS EROSIVOS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DAS PRÁTICAS DIDÁTICAS REALIZADAS EM SALA" "resumo" => "O objetivo desse trabalho tem por finalidade relatar as experiências adquiridas a partir das atividades didáticas realizada com os alunos do 6º ano e 7º ano. O presente trabalho teve como objetivo central analisar as relações entre as mudanças nos usos e ocupações da terra. A análise baseou-se na relação sociedade e natureza, afim também de contemplar as habilidades que relacionam padrões climáticos, tipos de solo, relevo, formações vegetais, de modo a identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, do processo de industrialização e das mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. Os procedimentos utilizados para levantamentos dos dados necessários foram: o uso de imagens obtidas através do software Google Earth Pro, através da identificação visual dos últimos 5 anos, os alunos observaram as feições erosivas lineares e puderam associá-las ao tipo de uso e ocupação da terra, posteriormente foi apresentado aos alunos as imagens disponíveis na plataforma Mapbiomas do município de Juscimeira-MT, os alunos puderam observar, analisar e comparar as classes de uso e ocupação dos último 5 anos. Diante do exposto foi proposto um experimento prático e didático de simulação do processo de erosão do solo, causado pelo processo hídrico em três tipos de solos: um solo desprovido de vegetação, um solo coberto com apenas restos vegetais (serapilheira) e um solo coberto com vegetação viva, simulando a mata ciliar. De modo a enriquecer a experiência dos ouvintes, foram produzidos cartazes com imagens dos tipos de vegetações, afim de compreender como cada vegetação atua mediantes a recepção da chuva e sua atuação sobre os processos erosivos. A atividades demonstrou a importância da utilização de materiais práticos e didáticos para a explicação de conceitos abstratos, tornando o ensino e aprendizagem mais eficiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10566_TB610_14062023104214.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA PAULA FERNANDES CORREIA" "autor_nome_curto" => "KATIA" "autor_email" => "katia.correia@edu.mt.gov." "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }