O artigo em tela objetiva apresentar uma experiência de aplicação da metodologia da Sala de Aula Invertida. A pesquisa teve como lócus a E.E.M. José Bezerra de Menezes, contando com a participação de 45 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Buscar tornar os estudantes mais ativos, participativos e atentos ao processo da construção do seu conhecimento se enquadra como uma das propostas da pesquisa. Para a idealização da pesquisa, os estudantes participaram de um grupo de WhatsApp juntamente com os professores, onde recebiam resumos e slides com os conteúdos de Matemática. Percebendo o rendimento insatisfatório na aprendizagem, propomos aos estudantes que construíssem grupos de 4 ou 5 integrantes para que, juntos, pudessem resolver as atividades propostas. Após cumprida a tarefa, um integrante de cada equipe se dirigiu ao quadro e resolveu a questão trabalhada explicando o raciocínio usado. Ao encorajar e motivar os estudantes, fazendo uso da metodologia da Sala de Aula Invertida, pudemos perceber maior interação entre os pares e dedicação ao responder as questões no quadro, bem como durante a explicação das mesmas. A aplicabilidade da Sala de Aula Invertida permite que os estudantes se tornem protagonistas da construção do seu conhecimento, bem como podem contribuir para a aprendizagem de seus pares. Nesse sentido, ao final da realização das atividades, realizamos algumas discussões acerca da proposta utilizada e a contribuição para o aprendizado dos estudantes. Ressaltamos que a metodologia utilizada na pesquisa vem despertar o desejo por descobertas de novos conhecimentos, promovendo a participação ativa em sala de aula, possibilitando estimular as habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes envolvidos no processo.