O presente estudo compreende reflexões sobre a prática docente ao longo de um ano e meio como professora do terceiro ano do ensino fundamental I. Após a formação no curso de pedagogia e a realização do mestrado e doutorado em educação, iniciei a prática enquanto professora em instituição pública municipal. A Escola Municipal Padre Joaquim Félix, localizada em São João do Sabugi – RN, foi onde estudei e no presente contexto, atuo como professora do terceiro ano. Contratada pela Secretaria Municipal de Educação, ao iniciar minha prática docente, encontrei como colegas de trabalho estimados professores de outrora que me receberam na instituição e profissionais que compartilharam comigo sua experiência docente de anos na educação básica. Com esse trabalho, apresento minha análise acerca dos desafios e o aprendizado constante que acompanham o “ser professor” na educação básica. Como preceitos teóricos basilares para a realização deste estudo, para referenciar a teoria que conduziu a escrita deste artigo, utilizamos os aportes teóricos dos autores: Tardif (2018), Passegi (2011), Saviani (2012), Freire (1996) e Libâneo (1990). Como resultados, entendemos que este estudo contribui para o diálogo sobre prática docente na educação básica, a necessidade da reflexão sobre a ação, bem como a compreensão da importância sobre a formação de professores e a incessante jornada em reinventar-se e não deixar de buscar novos aprendizados para a prática educativa.