Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBSERVATÓRIO DO NOVO ENSINO MÉDIO (LEI 13.415/2017): MUDANÇAS E REPERCUSSÕES NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DAS ESCOLAS DO ESTADO DO CEARÁ

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A nova conjuntura educacional advinda das mudanças postas pela Base Comum Curricular Nacional e a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas estaduais cearenses têm alavancado discussões no que tange, mormente, a organização curricular para o Ensino Médio e suas implicações na prática docente, na aprendizagem dos estudantes e na consolidação de uma política educacional efetiva para esta etapa da educação básica. Destarte, compreender as nuances do processo de construção do currículo que atenda às especificidades do NEM ancorado nos parâmetros propostos pela BNCC é um dos desafios enfrentados por todos aqueles que fazem a escola pública em nosso estado. Por este motivo, justifica-se a realização desse estudo que tem como questões norteadoras: Como tem se configurado o processo formativo para a implementação do NEM no estado do Ceará? Como estas formações têm impactado a prática docente? Nesse ínterim, este artigo tem como objetivo refletir acerca da implementação do NEM no Ceará e suas implicações na formação docente, no ensino por competências e na aprendizagem significativa dos estudantes. Essa pesquisa qualitativa de cunho exploratório tem como aporte teórico as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e a Base Nacional Comum Curricular, bem como autores que tratam desta temática. Espera-se com esta investigação, acompanhar o processo de implementação do NEM em nosso estado, contribuindo, destarte, para uma política educacional efetiva.

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