Os jogos cooperativos têm sido uma importante ferramenta nas aulas de educação física escolar, visto que vivemos em uma sociedade competitiva, pois eles trabalham união, solidariedade e colaboração. Partindo do pressuposto, que a atuação do professor de educação física tem o compromisso, assim como dos demais professores, com o projeto de escolarização ali instituído, sempre em favor da formação humana., levando em conta também fatores socioemocionais, As atividades cooperativas no cotidiano escolar promovem de forma significativa o desenvolvimento emocional e social das crianças, é na vivencia do brincar que os alunos descobrem os desafios do mundo. Evidenciando assim, a importância de trabalhar jogos cooperativos como conteúdo das aulas de educação física, os jogos cooperativos tem como objetivo incentivar o trabalho em equipe e a não competitividade. A pesquisa teve como objetivo analisar a importância dos jogos cooperativos na educação física escolar. O estudo se caracteriza como revisão bibliográfica, apoiada pelo aporte teórico: Huizinga (2007), Broto (2000), Soler (2003), Orlick (1989), Cândido (2023), Piaget (1975), Brown (1995), Medeiros (2011), dentre outros. Como resultados verificou-se que os jogos cooperativos promove a melhora em aspectos sociais, cognitivos e motores, além de promover o resgate a valores humanos e senso de coletividade. Palavras-chave: jogos cooperativos, educação física escolar, trabalho em equipe.