A sociedade vem se modificando consideravelmente e essa mudança inevitavelmente, passa pela utilização das tecnologias em todos os ambientes onde o indivíduo está inserido, ou seja, o ambiente escolar seria um deles. Assim, o presente trabalho teve como finalidade evidenciar a importância das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de aprendizagem da criança autista, ratificando o quanto essas tecnologias podem facilitar o aprendizado. Por meio de uma pesquisa de campo, foi realizada uma abordagem de caráter quanti-qualitativo e participaram como sujeito da pesquisa dez professores, seis pais e seis alunos autistas do Ensino Fundamental das Séries Iniciais do 1º ao 5º ano. O instrumento utilizado para levantamento dos dados foi um questionário e também observações das aulas ministradas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, usando a sala de informática inserida na escola no município de Lábrea-AM. Os autistas possuem necessidades educacionais especiais, já que apresentam síndromes, quadros psicológicos e/ou neurológicos comprometidos. A atual pesquisa se deu através de uma abordagem quanti-qualitativo e pesquisa de campo, logo, as Novas Tecnologias são ferramentas que vão auxiliar no conhecimento lúdico e no aprendizado das pessoas autistas, educadores, instituições educacionais e familiares. Verificou-se que todos os interrogados já tiveram experiência com as Tecnologias Digitais para auxiliá-lo em suas atividades pedagógicas no ambiente de ensino, ressaltando que se deve enxergar o notebook como um aliado em sala de aula se tornando importante e gratificante, além de motivador para os alunos aprenderem os conteúdos didáticos. Dessa maneira, ressalta-se a importância de um planejamento reflexivo em relação ao uso de tecnologias, sendo que cada uma delas tem sua proposição e especificidade, a fim de contribuir nas ações pedagógicas e em oferecer condições adequadas no processo de ensino e aprendizagem, com o intuito de desenvolver a autonomia e ampliação da participação dos alunos.