Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO O FILME MATRIX

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96418
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2327
    "inscrito_id" => 5667
    "titulo" => "FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO O FILME MATRIX"
    "resumo" => "A Ficção Científica é caracterizada por utilizar a ciência como base para suas narrativas e ir além dos conceitos científicos, ao extrapolar o palpável e entrar para o campo especulativo. Essa característica faz com que o gênero se torne uma ferramenta interessante no ensino de Física, pois conecta a arte, que pode ser um elemento motivador, ao componente curricular. Entretanto, sua utilização em sala de aula exige do professor a busca por materiais didáticos de apoio ou até mesmo a produção desse material. Nessa perspectiva, o presente trabalho, que faz parte de uma das atividades desenvolvidas pelo projeto “Ficção Científica como ferramenta para a formação de professores de Física”, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na aplicação de uma aula que utilizou o filme Matrix para abordar conceitos físicos e discutir questões relacionadas à ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA). Essa aula fez parte de um curso de formação para licenciandos em Física do IFPE/Campus Pesqueira que foi ministrado de forma remota, no primeiro semestre de 2022, e de forma presencial, no segundo semestre do mesmo ano. Para isso, a equipe do projeto desenvolveu três planos de aula, utilizando o filme Matrix para debater sobre diferentes temas no ensino de Física, que foram compartilhados com os participantes do curso para que pudessem utilizá-los em suas futuras aulas. Apresentamos, como resultado, a aplicação de um desses planos, realizada por um cursista do projeto de extensão, em uma turma do ensino fundamental de uma escola da rede privada do município de Pesqueira. A intervenção didática demonstrou que a utilização da ficção científica nas aulas de Física, além de ser um recurso motivacional, fomenta o debate acerca de temas pertinentes que contribuem para a formação do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5667_TB2327_10122023183914.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALICE"
    "autor_email" => "eualicerodriguess@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96418
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2327
    "inscrito_id" => 5667
    "titulo" => "FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO O FILME MATRIX"
    "resumo" => "A Ficção Científica é caracterizada por utilizar a ciência como base para suas narrativas e ir além dos conceitos científicos, ao extrapolar o palpável e entrar para o campo especulativo. Essa característica faz com que o gênero se torne uma ferramenta interessante no ensino de Física, pois conecta a arte, que pode ser um elemento motivador, ao componente curricular. Entretanto, sua utilização em sala de aula exige do professor a busca por materiais didáticos de apoio ou até mesmo a produção desse material. Nessa perspectiva, o presente trabalho, que faz parte de uma das atividades desenvolvidas pelo projeto “Ficção Científica como ferramenta para a formação de professores de Física”, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na aplicação de uma aula que utilizou o filme Matrix para abordar conceitos físicos e discutir questões relacionadas à ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA). Essa aula fez parte de um curso de formação para licenciandos em Física do IFPE/Campus Pesqueira que foi ministrado de forma remota, no primeiro semestre de 2022, e de forma presencial, no segundo semestre do mesmo ano. Para isso, a equipe do projeto desenvolveu três planos de aula, utilizando o filme Matrix para debater sobre diferentes temas no ensino de Física, que foram compartilhados com os participantes do curso para que pudessem utilizá-los em suas futuras aulas. Apresentamos, como resultado, a aplicação de um desses planos, realizada por um cursista do projeto de extensão, em uma turma do ensino fundamental de uma escola da rede privada do município de Pesqueira. A intervenção didática demonstrou que a utilização da ficção científica nas aulas de Física, além de ser um recurso motivacional, fomenta o debate acerca de temas pertinentes que contribuem para a formação do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5667_TB2327_10122023183914.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALICE"
    "autor_email" => "eualicerodriguess@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Ficção Científica é caracterizada por utilizar a ciência como base para suas narrativas e ir além dos conceitos científicos, ao extrapolar o palpável e entrar para o campo especulativo. Essa característica faz com que o gênero se torne uma ferramenta interessante no ensino de Física, pois conecta a arte, que pode ser um elemento motivador, ao componente curricular. Entretanto, sua utilização em sala de aula exige do professor a busca por materiais didáticos de apoio ou até mesmo a produção desse material. Nessa perspectiva, o presente trabalho, que faz parte de uma das atividades desenvolvidas pelo projeto “Ficção Científica como ferramenta para a formação de professores de Física”, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na aplicação de uma aula que utilizou o filme Matrix para abordar conceitos físicos e discutir questões relacionadas à ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA). Essa aula fez parte de um curso de formação para licenciandos em Física do IFPE/Campus Pesqueira que foi ministrado de forma remota, no primeiro semestre de 2022, e de forma presencial, no segundo semestre do mesmo ano. Para isso, a equipe do projeto desenvolveu três planos de aula, utilizando o filme Matrix para debater sobre diferentes temas no ensino de Física, que foram compartilhados com os participantes do curso para que pudessem utilizá-los em suas futuras aulas. Apresentamos, como resultado, a aplicação de um desses planos, realizada por um cursista do projeto de extensão, em uma turma do ensino fundamental de uma escola da rede privada do município de Pesqueira. A intervenção didática demonstrou que a utilização da ficção científica nas aulas de Física, além de ser um recurso motivacional, fomenta o debate acerca de temas pertinentes que contribuem para a formação do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.