A Ficção Científica é caracterizada por utilizar a ciência como base para suas narrativas e ir além dos conceitos científicos, ao extrapolar o palpável e entrar para o campo especulativo. Essa característica faz com que o gênero se torne uma ferramenta interessante no ensino de Física, pois conecta a arte, que pode ser um elemento motivador, ao componente curricular. Entretanto, sua utilização em sala de aula exige do professor a busca por materiais didáticos de apoio ou até mesmo a produção desse material. Nessa perspectiva, o presente trabalho, que faz parte de uma das atividades desenvolvidas pelo projeto “Ficção Científica como ferramenta para a formação de professores de Física”, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na aplicação de uma aula que utilizou o filme Matrix para abordar conceitos físicos e discutir questões relacionadas à ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA). Essa aula fez parte de um curso de formação para licenciandos em Física do IFPE/Campus Pesqueira que foi ministrado de forma remota, no primeiro semestre de 2022, e de forma presencial, no segundo semestre do mesmo ano. Para isso, a equipe do projeto desenvolveu três planos de aula, utilizando o filme Matrix para debater sobre diferentes temas no ensino de Física, que foram compartilhados com os participantes do curso para que pudessem utilizá-los em suas futuras aulas. Apresentamos, como resultado, a aplicação de um desses planos, realizada por um cursista do projeto de extensão, em uma turma do ensino fundamental de uma escola da rede privada do município de Pesqueira. A intervenção didática demonstrou que a utilização da ficção científica nas aulas de Física, além de ser um recurso motivacional, fomenta o debate acerca de temas pertinentes que contribuem para a formação do aluno.