Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SOB A PERSPECTIVA QUILOMBOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO “AMPLIANDO HORIZONTES”

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No Brasil, diferentes grupos étnico-raciais têm demandado uma educação contextualizada que valorize os aspectos culturais da sociedade brasileira. Embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) tenha sido alterada para incluir a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, conforme Leis nº 10.639/03 e 11.645/08, obstáculos persistem para a consolidação de um modelo educacional verdadeiramente democrático e igualitário. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva discutir a temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, por meio da experiência do projeto “Ampliando Horizontes: um encontro com a cultura quilombola”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação do município de Horizonte, Ceará. O projeto tem como objetivo proporcionar experiências pedagógicas para ampliar a percepção dos estudantes da rede municipal, em diferentes níveis de ensino, acerca da história, cultura e identidade da comunidade quilombola de Alto Alegre. O projeto conta com a colaboração de professores/as, agentes educadoras e lideranças quilombolas que por meio de visitas guiadas, rodas de conversa e participação em atividades culturais e educativas, constroem vivências interculturais fortalecendo estratégias de combate ao racismo, valorização da diversidade cultural e promoção do respeito às diferenças étnico-raciais em Horizonte. A realização do projeto tem proporcionado aos professores/as e estudantes uma experiência única de aprendizagem intercultural. Os roteiros educativos foram estruturados de forma a contemplar a história, a cultura e as tradições locais, contribuindo para a preservação e difusão do patrimônio cultural e imaterial quilombola. Conclui-se que o projeto tem reforçado a importância do conceito de “territórios educativos”, ao considerar que os processos educacionais devem ultrapassar as fronteiras institucionais e físicas da educação formal. Essa perspectiva corrobora para os princípios de uma “Cidade Educadora”, que busca promover a educação de forma integral, envolvendo a comunidade, seus agentes e espaços.

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