CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: UM RECORTE DO TRABALHO REALIZADO COMO TEMA INTEGRADOR DA ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE ARARI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94862 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 298 "inscrito_id" => 674 "titulo" => "CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: UM RECORTE DO TRABALHO REALIZADO COMO TEMA INTEGRADOR DA ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE ARARI" "resumo" => "A Estação Conhecimento (EC) é uma organização social e educativa sediada em Arari, no Maranhão, cuja missão é promover a inclusão de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da Educação Integral. No ano de 2022, a instituição trouxe como projeto integrador a Ciência e Tecnologia. No 1º semestre a escolha do tema “Astronomia e Astronáutica” surgiu da proximidade com o Centro de lançamento de Alcântara, localizada a 150 km de Arari, por essa razão foi pensado em desenvolver outras atividades com essa temática. Já no 2º semestre, a escolha foi o Nossa Terra, a proposta é diretamente relacionada ao Núcleo de Desenvolvimento Rural da EC Arari – referência em permacultura, bioconstrução e disseminação de tecnologias sociais de baixo custo, agregando ao espaço a roupagem pedagógica. Desse modo é uma proposta educativa relevante que abrange a formação de sujeitos conscientes capazes de valorizar e cuidar dos espaços naturais, valorizar e desenvolver meios de viver harmoniosamente com a natureza, e assim, tornam-se protagonistas no desenvolvimento de uma sociedade sustentável. As formações foram realizadas com propostas norteadas por rodas de conversa, encontros online, atividades mão na massa, a partir da metodologia investigativa. As atividades tiveram como ponto de partida a aproximação com a comunidade local, a integração com os programas educacionais da instituição, bem como o desenvolvimento de atividades makers, trabalhados a partir da abordagem do modelo STEAM – Science, Technology, Engineering, Mathematics, Arts." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID674_TB298_10042023141447.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO ROBERTO SEREJO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MAGNO ROBERTO" "autor_email" => "magno.serejo@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94862 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 298 "inscrito_id" => 674 "titulo" => "CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: UM RECORTE DO TRABALHO REALIZADO COMO TEMA INTEGRADOR DA ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE ARARI" "resumo" => "A Estação Conhecimento (EC) é uma organização social e educativa sediada em Arari, no Maranhão, cuja missão é promover a inclusão de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da Educação Integral. No ano de 2022, a instituição trouxe como projeto integrador a Ciência e Tecnologia. No 1º semestre a escolha do tema “Astronomia e Astronáutica” surgiu da proximidade com o Centro de lançamento de Alcântara, localizada a 150 km de Arari, por essa razão foi pensado em desenvolver outras atividades com essa temática. Já no 2º semestre, a escolha foi o Nossa Terra, a proposta é diretamente relacionada ao Núcleo de Desenvolvimento Rural da EC Arari – referência em permacultura, bioconstrução e disseminação de tecnologias sociais de baixo custo, agregando ao espaço a roupagem pedagógica. Desse modo é uma proposta educativa relevante que abrange a formação de sujeitos conscientes capazes de valorizar e cuidar dos espaços naturais, valorizar e desenvolver meios de viver harmoniosamente com a natureza, e assim, tornam-se protagonistas no desenvolvimento de uma sociedade sustentável. As formações foram realizadas com propostas norteadas por rodas de conversa, encontros online, atividades mão na massa, a partir da metodologia investigativa. As atividades tiveram como ponto de partida a aproximação com a comunidade local, a integração com os programas educacionais da instituição, bem como o desenvolvimento de atividades makers, trabalhados a partir da abordagem do modelo STEAM – Science, Technology, Engineering, Mathematics, Arts." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID674_TB298_10042023141447.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO ROBERTO SEREJO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MAGNO ROBERTO" "autor_email" => "magno.serejo@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }