O uso de smartphones aumentou consideravelmente na pandemia do Covid 19, amplificando o risco de causar alterações no comportamento, nas relações sociais e no desenvolvimento cognitivo, principalmente em adolescentes. Objetivando estimular boas práticas e apresentar ferramentas de gerenciamento de uso, desenvolvemos e validamos uma unidade didática acerca das Questões Sociocientíficas do uso excessivo das redes sociais, compostas por 05 aulas, em três etapas: Para levantar os conhecimentos prévios aplica-se um questionário de nove questões sobre o uso de redes sociais, tempo, opiniões sobre likes e relações sociais dentro e fora do mundo virtual. Na problemática inicial “Redes sociais: doce ou veneno?” coloca-se em de debate questionamentos sobre até onde é saudável utilizar as redes sociais e como procurar ajuda em casos de vício. Em roda de conversa, preconiza-se uma discussão e explicação dialógica sobre os efeitos do uso exacerbado no funcionamento neuro hormonal e mecanismos bioquímicos humanos a partir da exposição do vídeo “Você está perdido no mundo como eu?”. É proposto uma pesquisa por aplicativos sobre “Gerenciamento de uso” para orientar o controle de uso demasiado. Por fim, os alunos expressam suas emoções sobre “Como as redes sociais me afetam?” por meio de desenhos e pinturas. Esta proposta foi validada com 44 alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de Parnamirim/RN. Os resultados mostram que, em média, <30% dos alunos se mostraram resistentes à adoção de novos hábitos de uso, enquanto que >70% deles se mostraram receptivos e reflexivos sobre a mudança no hábito de uso virtual, evidenciando a contribuição desta unidade didática para a construção de uma consciência individual e coletiva.