O estudo explora a importância do ensino da Física na formação acadêmica e no desenvolvimento de habilidades, ressaltando a relevância de proporcionar aos alunos a oportunidade de colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula, por meio de atividades experimentais e projetos relacionados à Física. Nesse contexto, é apresentada uma iniciativa promovida pelo Grupo de Afinidade WIE IEEE-IFBA, que tem como objetivo incentivar a participação cidadã dos estudantes nessa área. A metodologia de revisão bibliográfica foi utilizada para a realização da síntese e análise de estudos existentes sobre o ensino de física em escolas públicas, quanto à abordagem a pesquisa se classifica em quali-quantitativa. Nesse contexto, a metodologia foi aplicada para investigar a eficácia do uso de aulas práticas e teóricas no ensino de física em uma escola municipal, através do feedback dos discentes da instituição e uma apresentação realizada com o aprendizado dos alunos durante o período de culminância do projeto. Dessa forma, observou-se que as práticas de ensino realizadas resultaram no incentivo dos alunos de nível básico para o progresso de aprendizagem na área, bem como demonstraram a carência local em novas metodologias de ensino, suporte financeiro e práticas estratégicas para o encorajamento à permanência e consistência acadêmica. Assim, nota-se a relevância do ambiente laboratorial no ensino de física para a formação do estudante em meio ao contexto de fortalecimento da capacidade de tomadas de decisões coerentes sobre seu futuro profissional e acadêmico.