Poucas áreas do conhecimento são tão propensas de seguirem uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), ou usando a metodologia Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM) do que a da nanotecnologia. É uma área nativamente multidisciplinar da ciência que se dedica ao estudo e manipulação dos materiais no nível nanométrico, correspondendo à bilionésima parte do metro (1x10-9 m). Neste tamanho, os materiais podem apresentar propriedades distintas, se comparados às de escalas macroscópicas. As nanopartículas (NPs) de óxidos metálicos têm se destacado nessa área devido às suas múltiplas possibilidades de aplicação, sendo encontradas em cosméticos, displays, tinturas de para-choques e, até mesmo, em preservativos. As NPs de óxido de zinco (ZnO) são consideradas seguras e atóxicas aos seres humanos, demonstrando um grande potencial em processos fotocatalíticos de corantes orgânicos, além de possuir uma alta ação antimicrobiana. O presente trabalho visou criar uma sequência didática com abordagem CTSA para turmas de Ensino Médio, utilizando conhecimentos e técnicas voltadas para a síntese verde de NPs de ZnO com Aloe Vera (ALE) e sua ação fotocatalítica na degradação do corante azul de metileno, tendo em vista que os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino básico defendem que temas relevantes e atuais, merecem atenção no ensino de ciências contemporâneo. A degradação do corante azul de metileno está envolvida no processo de tratamento de resíduos da indústria de produção de jeans, algo bastante conectado ao cotidiano dos próprios estudantes. Além disso, a abordagem da química verde utilizada na síntese das NPs, permitiu discutir o uso inteligente e econômico de materiais químicos, demonstrando preocupação com o meio ambiente e com as consequências da poluição.