É visível que os desafios crescentes no ensino têm se tornado cada vez mais alarmantes, refletidos nas altas taxas de retenção e rotatividade dos cursos superiores. Diante das dificuldades encontradas, este artigo apresenta a proposta de uma ferramenta que auxiliará os estudantes que tiveram um déficit de conhecimento em algum componente curricular da grade do curso de Ciência da Computação no IFMA Campus Caxias. Como a técnica de aprendizagem entre pares conhecida como Peer learning aliado com uma aprendizagem significativa. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica por meio de revisão de literatura com base em material escrito e online pertinente ao desenvolvimento do estudo. O objetivo deste artigo é desenvolver uma plataforma de estudos para melhorar o processo educacional do IFMA - Campus Caxias por meio do desenvolvimento de um algoritmo que seja capaz de direcionar os alunos ou usuários da plataforma de acordo com suas necessidades, como ajudar os alunos na aprendizagem e na recuperação de assuntos estudados em sala de aula, por meio de aulas virtuais dentro da plataforma, materiais didáticos e caso necessário o encontro pessoal entre alunos. Espera-se que por meio desta plataforma, os educandos passem não só a entender mais também recuperar assuntos que tenham dificuldades nas disciplinas, que são essenciais para fomentar a sua base curricular. Assim, eles podem se tornar grandes especialistas em seu campo e também integrar redes de conexões humanas.