No cenário acadêmico e cientifico, a educação matemática vem ganhando espaço e borbulhando diversas pesquisas. Dentre as vertentes dessas pesquisas estão os professores que ensinam essa disciplina nos anos iniciais da educação básica, por ser um nível julgado como base a ser usada continuamente. Esse trabalho apresenta um recorte de resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, na Universidade do Estado do Pará. Tem por objetivo reconhecer quais saberes os professores pedagogos, tidos como “polivalentes”, precisam movimentar para ensinar matemática nas series iniciais do ensino fundamental. Como metodologia, adotamos uma pesquisa descritiva, afim de destacar em estudos já realizados o conhecimento matemático desses professores, os saberes que esses docentes movimentam desde sua formação inicial, continuada, e durante a experiencia de sala de aula. Para isso, a partir das informações coletadas, foi possível realizar a construção de um quadro com os saberes que emergem nessa pesquisa evidenciando quais são mais citados. Em seguida, trazemos uma discussão sobre os saberes docentes e a formação de professores dialogando com autores como Tardi (2014) e Cunha (2008). Os resultados apontam que os professores pedagogos que ensinam matemática nas series iniciais do ensino fundamental movimentam diversos saberes, sendo eles saberes da experiencia, saber atitudinal, saber do conteúdo e outros. Vale destacar nesse estudo a importância do saber da disciplina ou saber do conteúdo, associado ao saber experimental, de uma boa formação acadêmica inicial para a formação docente, e da fomentação de pesquisas futuras que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem de matemática.