A presente pesquisa tem por objetivo identificar e analisar a produção acadêmica que versa sobre a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB) resultante de dissertações e teses. Nesse sentido, o Repositório Institucional da UFPB foi utilizado como base de dados desta pesquisa, sendo usadas, na busca, as palavras como: “educação de jovens e adultos" e "EJA”, durante o recorte temporal de 2004 ao ano 2022. Foram identificadas 49 produções, sendo 38 dissertações e 11 teses. Esse trabalho constituiu-se em uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e respaldada a partir da utilização da modalidade metodológica Estudo da Arte a partir das definições de Brandão et al. (2006), Ferreira (2002), Romanowsky e Ens (2006). Como resultado, apontamos que, há uma predominância de lócus de pesquisas em instituições de ensino localizadas na Paraíba, além disso, as produções tiveram por objetivos, em sua maioria, compreender as práticas educativas do professorado, mas também, procurou-se o alargamento na compreensão dos sujeitos pertencentes a EJA. Destacam-se as produções de abordagem qualitativa e que utilizavam como metodologia para análise dos dados técnicas como a análise de conteúdo, análise documental, análise arqueológica do discurso, etc. Por fim, como apontado nos estudos analisados, ainda há desafios a serem superados para que a EJA possa efetivamente cumprir seu papel na promoção da igualdade educacional.