Este trabalho foi desenvolvido na intenção de promover uma temática de suma importância para a vivência e contato dos alunos e professores com o ambiente laboratorial no seu aprendizado, pois, é indispensável esta vivência no ambiente escolar, o que vai fazer com que os profissionais que atuam nos laboratórios e os alunos venham aprender mais. Além disso, promover e incentivar os cuidados normais de boas práticas de laboratório, que fará com que os procedimentos específicos, os riscos e acidentes pessoais e de contaminação ambiental sejam minimizados. Sabemos que em muitas das Instituições de ensino, o contato dos alunos com o ambiente laboratorial praticamente tem se tornado frequente, e a grande maioria dos institutos em sua totalidade possuem laboratórios para a execução de práticas laboratoriais como forma de ensino. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram feitas coletas de dados na forma de questionários, sobre o acesso aos laboratórios e de que forma, essas frequências a esses ambientes estavam contribuindo em seus aprendizados dentro do campus. A pesquisa foi destinada aos discentes e posteriormente, uma série de apresentações com palestras, dinâmicas, para o incentivar aos alunos a fazerem o uso dos laboratórios como forma de enriquecer o seu aprendizado, e para melhor aprimorar os resultados. Durante alguns procedimentos, foi observado que antes de fazerem o uso dos laboratórios, técnicos e auxiliares apresentam e norteiam aos alunos com os manuais de normas e procedimentos, para que os alunos façam o uso dos laboratórios de forma segura e equipados, só assim terão a vivência e aprendizados necessários para a sua formação acadêmica, além de criarem hábitos de relevância profissional. A dimensão do ensino nos laboratórios é de suma importância para as atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e produção tecnológica, por tanto, desenvolver esse trabalho se torna algo que irá privilegiar a educação, segurança e aprendizado dos alunos no Instituto Federal do Maranhão- IFMA – campus - Codó.