MORETTO, Erika Luciane et al.. Desafios à formação do professor: em busca da aula nota 10. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/101302>. Acesso em: 23/12/2024 02:41
Este artigo tem como objetivo delinear um estudo sobre a formação de professores e a gestão da sala de aula, a partir da análise da literatura sobre o assunto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no que diz respeito aos procedimentos técnicos, a pesquisa se baseia em análise bibliográfica e documental. Em relação aos objetivos, parte de uma abordagem exploratória e evolui para uma abordagem descritiva, com o intuito de buscar uma compreensão explicativa. O documento abordado é a Base Nacional Comum para a formação continuada de Professores disposta pela Resolução do Conselho Nacional de Educação - CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020, que traz as competências gerais e específicas aos docentes, seguido do estudo sobre a gestão da sala de aula por meio de boas práticas. Para atingir objetivo proposto estudou-se o seguinte referencial teórico: Lemov (2011), Alarcão (2003), Ball (2005), Ball, Mainardes (2011), Ball, Maguire, Braun (2021), dentre outros. Na primeira parte far-se-á uma apresentação das competências necessárias ao professor de educação básica propostas pela Resolução do CNE, e da gestão da sala de aula proposta por Lemov (2011). Na segunda parte, os assuntos serão analisados à luz do referencial teórico, enquanto políticas educacionais. Na última parte são discutidas as competências necessárias ao professor para a gestão da sala de aula, a fim de obter bons resultados educacionais. Observa-se que as diretrizes para a formação continuada de professores se consolidam em práticas de um modelo gerencial, para o alcance de resultados.