Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DE CASOS NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA ÁGUA DESSALINIZADA COM ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO NO CARIRI PARAIBANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100895
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8492
    "inscrito_id" => 25083
    "titulo" => "ESTUDO DE CASOS NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA ÁGUA DESSALINIZADA COM ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO NO CARIRI PARAIBANO"
    "resumo" => "Este trabalho consiste na aplicação de uma sequência didática (SD) baseada no método estudo de casos, sendo este uma variante da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) a partir de um problema real. O objetivo do trabalho é analisar quais as contribuições de um estudo de casos acerca da temática água dessalinizada em uma turma do 2° ano do Ensino Médio em uma escola estadual no Cariri Paraibano. O principal referencial teórico utilizado foi a obra, Estudo de Casos no Ensino de Química, Sá e Queiroz (2010). O estudo se deu numa perspectiva metodológica de abordagem qualitativa, sendo considerada uma pesquisa exploratória. Foram utilizados quatro instrumentos de coleta de dados: um questionário de concepções prévias (antes da aplicação da SD), painéis criados no Padlet contendo as informações coletadas e selecionadas pelos alunos como sendo essenciais a resolução do caso (durante a aplicação da SD), um questionário final e um questionário de avaliação do método estudo de casos (após a aplicação da SD). No questionário de avaliação, os alunos puderam realizar uma avaliação do método estudo de casos. Os resultados apresentados mostram que o método estudo de casos auxiliou os alunos na aprendizagem conceitual dos conteúdos químicos soluções e propriedades coligativas e no desenvolvimento de várias habilidades. O método estudo de casos também demonstrou proporcionar ao aluno capacidade de argumentação, pesquisa, trabalho em grupo, tomada de decisão e participação ativa durante a atividade proposta nas aulas de química, características fundamentais à formação voltada ao exercício da cidadania."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25083_TB8492_04102023203741.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILIA DE FARIAS LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "EMILIA DE FARIA"
    "autor_email" => "emilia.farias.lucena@alun"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100895
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8492
    "inscrito_id" => 25083
    "titulo" => "ESTUDO DE CASOS NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA ÁGUA DESSALINIZADA COM ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO NO CARIRI PARAIBANO"
    "resumo" => "Este trabalho consiste na aplicação de uma sequência didática (SD) baseada no método estudo de casos, sendo este uma variante da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) a partir de um problema real. O objetivo do trabalho é analisar quais as contribuições de um estudo de casos acerca da temática água dessalinizada em uma turma do 2° ano do Ensino Médio em uma escola estadual no Cariri Paraibano. O principal referencial teórico utilizado foi a obra, Estudo de Casos no Ensino de Química, Sá e Queiroz (2010). O estudo se deu numa perspectiva metodológica de abordagem qualitativa, sendo considerada uma pesquisa exploratória. Foram utilizados quatro instrumentos de coleta de dados: um questionário de concepções prévias (antes da aplicação da SD), painéis criados no Padlet contendo as informações coletadas e selecionadas pelos alunos como sendo essenciais a resolução do caso (durante a aplicação da SD), um questionário final e um questionário de avaliação do método estudo de casos (após a aplicação da SD). No questionário de avaliação, os alunos puderam realizar uma avaliação do método estudo de casos. Os resultados apresentados mostram que o método estudo de casos auxiliou os alunos na aprendizagem conceitual dos conteúdos químicos soluções e propriedades coligativas e no desenvolvimento de várias habilidades. O método estudo de casos também demonstrou proporcionar ao aluno capacidade de argumentação, pesquisa, trabalho em grupo, tomada de decisão e participação ativa durante a atividade proposta nas aulas de química, características fundamentais à formação voltada ao exercício da cidadania."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25083_TB8492_04102023203741.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILIA DE FARIAS LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "EMILIA DE FARIA"
    "autor_email" => "emilia.farias.lucena@alun"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho consiste na aplicação de uma sequência didática (SD) baseada no método estudo de casos, sendo este uma variante da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) a partir de um problema real. O objetivo do trabalho é analisar quais as contribuições de um estudo de casos acerca da temática água dessalinizada em uma turma do 2° ano do Ensino Médio em uma escola estadual no Cariri Paraibano. O principal referencial teórico utilizado foi a obra, Estudo de Casos no Ensino de Química, Sá e Queiroz (2010). O estudo se deu numa perspectiva metodológica de abordagem qualitativa, sendo considerada uma pesquisa exploratória. Foram utilizados quatro instrumentos de coleta de dados: um questionário de concepções prévias (antes da aplicação da SD), painéis criados no Padlet contendo as informações coletadas e selecionadas pelos alunos como sendo essenciais a resolução do caso (durante a aplicação da SD), um questionário final e um questionário de avaliação do método estudo de casos (após a aplicação da SD). No questionário de avaliação, os alunos puderam realizar uma avaliação do método estudo de casos. Os resultados apresentados mostram que o método estudo de casos auxiliou os alunos na aprendizagem conceitual dos conteúdos químicos soluções e propriedades coligativas e no desenvolvimento de várias habilidades. O método estudo de casos também demonstrou proporcionar ao aluno capacidade de argumentação, pesquisa, trabalho em grupo, tomada de decisão e participação ativa durante a atividade proposta nas aulas de química, características fundamentais à formação voltada ao exercício da cidadania.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.