O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) da Universidade de São Paulo desenvolveu o Programa de Aprimoramento Sistêmico (PAS), que está sendo implementado no município de Barretos-SP. O PAS tem como base quatro componentes: 1. Pactuação; 2. Avaliação; 3. Desenvolvimento Profissional e 4. Monitoramento. Este trabalho se concentra no 3º componente. Considerando a relevância das Habilidades Sociais (HS) no contexto educacional, este tema foi norteador do processo formativo realizado com supervisores de ensino da rede, durante o primeiro semestre de 2022. A equipe contava com oito supervisores. A formação foi planejada e implementada pelo PAS, em quatro encontros com duração de 2h. Os temas dos encontros trabalhados foram: Prática profissional baseada em evidências; conceito de HS e assertividade; HS educativas; e Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais (HSPI). Durante os encontros, foram apresentados conceitos gerais e específicos das HS e situações-problema sobre a prática dos supervisores, e inquirido como as HS poderiam contribuir em seu desempenho profissional e resolução de conflitos em situação de trabalho. Os encontros foram registrados por pesquisadores-observadores que produziram relatos descritivos. As supervisoras participaram ativamente dos encontros, tendo trocas entre os pares e com a formadora. Os depoimentos dos participantes apontaram para uma compreensão teórica de conceitos fundamentais da HS, bem como para uma mudança de comportamento e em suas relações profissionais. O papel da formadora demonstrou ser importante neste processo de condução do grupo e na definição de estratégias que oportunizem a aprendizagem. Em suma, mais pesquisas ainda são necessárias para entender completamente os efeitos de uma formação em HS na prática profissional de supervisores de ensino.