A Biblioteca escolar é um instrumento de grande valia nas práticas educativas, podendo fortalecer nos alunos o gosto pela leitura, criar o hábito do estudo e nela também temos um ambiente de socialização, pois a biblioteca tem em seu caráter social, seu maior papel. Contudo, precisamos lembrar que a Biblioteca escolar é uma instituição pertencente a uma outra instituição, a escola, por esse motivo ela reflete a missão, a estrutura organizacional, as metas e ações da escola a que pertence. Nesse trabalho trataremos das bibliotecas dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologias, buscando compreender suas idiossincrasias, que fazem dessas instituições, espaços diferentes de outras bibliotecas escolares. Os Institutos Federais ofertam educação profissional e tecnológica, educação básica e superior. Sua variedade de níveis ofertados e o seu caráter pluricurricular, trazem uma singularidade para essa instituição. Esses aspectos afetam as bibliotecas desses institutos, onde elas devem atender um público heterogêneo, com necessidades variadas, ofertando serviços que garantam o acesso à informação, estimulem a leitura e promovam serviços de apoio ao ensino e aprendizagem, visando formar cidadãos com habilidades e competências para o uso eficaz da informação. Trataremos em especial da biblioteca do Campus Avançado São João da Barra, localizado no interior do estado do Rio de Janeiro e que faz parte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Através de um estudo qualitativo, com o referencial teórico embasado na Ciência da Informação, Biblioteconomia e Educação, a pesquisa buscou entender quais ações aplicadas nessa biblioteca tiveram êxito. Nos últimos cinco anos a biblioteca desse campus, com algumas ações, conseguiu dobrar o uso do seu acervo e ampliou seu espaço de atuação, fortalecendo sua função social.