Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AFETO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99183
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5974
    "inscrito_id" => 20568
    "titulo" => "AFETO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Muitas são as questões que permeiam a realidade das salas de aulas e, junto destas, inúmeras são as buscas por respostas. De todo modo, acreditamos ser possível a compreensão e problematização de algumas delas à luz de teorias consolidadas ao longo dos anos. Nesse sentido, a partir de uma breve revisão de literatura, a presente pesquisa delimitou como objetivo: analisar a relação do afeto e o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. Assumindo uma abordagem qualitativa, as reflexões aqui desenvolvidas constroem através das contribuições de alguns pensadores, como: Henri Wallon (1975), Paulo Freire (1996), Jean Piaget (1976), Moacir Gadotti (1999), dentre outros. Os autores em que nos deleitamos, suscitaram o entendimento e a assimilação da necessidade da afetividade entre professor-aluno em sala de aula, tendo em vista que o afeto é parte primordial para as relações humanas e, assim, não sendo diferente na prática docente e no desenvolvimento intelectual do aluno. Portanto, entendemos que as relações afetivas exigem cuidados e não podem ser desconsideradas ou percebidas com relevância ínfima, mas alimentadas por aproximação respeitosa entre professor-aluno e aluno-professor, na busca por um ensino-aprendizagem mais humanizado e que considere que esses corpos possuem sentimentos e não podemos pensar neles de forma apartada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20568_TB5974_20062023163610.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA EUDEZIA PEREIRA GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anaeudezia79@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99183
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5974
    "inscrito_id" => 20568
    "titulo" => "AFETO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Muitas são as questões que permeiam a realidade das salas de aulas e, junto destas, inúmeras são as buscas por respostas. De todo modo, acreditamos ser possível a compreensão e problematização de algumas delas à luz de teorias consolidadas ao longo dos anos. Nesse sentido, a partir de uma breve revisão de literatura, a presente pesquisa delimitou como objetivo: analisar a relação do afeto e o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. Assumindo uma abordagem qualitativa, as reflexões aqui desenvolvidas constroem através das contribuições de alguns pensadores, como: Henri Wallon (1975), Paulo Freire (1996), Jean Piaget (1976), Moacir Gadotti (1999), dentre outros. Os autores em que nos deleitamos, suscitaram o entendimento e a assimilação da necessidade da afetividade entre professor-aluno em sala de aula, tendo em vista que o afeto é parte primordial para as relações humanas e, assim, não sendo diferente na prática docente e no desenvolvimento intelectual do aluno. Portanto, entendemos que as relações afetivas exigem cuidados e não podem ser desconsideradas ou percebidas com relevância ínfima, mas alimentadas por aproximação respeitosa entre professor-aluno e aluno-professor, na busca por um ensino-aprendizagem mais humanizado e que considere que esses corpos possuem sentimentos e não podemos pensar neles de forma apartada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20568_TB5974_20062023163610.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA EUDEZIA PEREIRA GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anaeudezia79@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Muitas são as questões que permeiam a realidade das salas de aulas e, junto destas, inúmeras são as buscas por respostas. De todo modo, acreditamos ser possível a compreensão e problematização de algumas delas à luz de teorias consolidadas ao longo dos anos. Nesse sentido, a partir de uma breve revisão de literatura, a presente pesquisa delimitou como objetivo: analisar a relação do afeto e o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. Assumindo uma abordagem qualitativa, as reflexões aqui desenvolvidas constroem através das contribuições de alguns pensadores, como: Henri Wallon (1975), Paulo Freire (1996), Jean Piaget (1976), Moacir Gadotti (1999), dentre outros. Os autores em que nos deleitamos, suscitaram o entendimento e a assimilação da necessidade da afetividade entre professor-aluno em sala de aula, tendo em vista que o afeto é parte primordial para as relações humanas e, assim, não sendo diferente na prática docente e no desenvolvimento intelectual do aluno. Portanto, entendemos que as relações afetivas exigem cuidados e não podem ser desconsideradas ou percebidas com relevância ínfima, mas alimentadas por aproximação respeitosa entre professor-aluno e aluno-professor, na busca por um ensino-aprendizagem mais humanizado e que considere que esses corpos possuem sentimentos e não podemos pensar neles de forma apartada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.