MOREIRA, Cinthia Helena et al.. Abordagem sobre o modelo homeschooling de ensino. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98148>. Acesso em: 23/12/2024 00:56
O método de ensino Homeschooling é uma prática de educação domiciliar, conduzida por pais ou responsáveis, em que a criança não frequenta a escola de maneira formal e tradicional em um ambiente de ensino ofertada pelo Estado. O movimento originou-se na década de sessenta nos Estados Unidos, e surge com a insatisfação em relação às condições da educação tanto pública quanto privada. Com base nessa premissa, o presente artigo tem como objetivo a pesquisa sobre a regulamentação do homeschooling (ou educação domiciliar). Metodologicamente, o estudo aqui abordado, apoiou-se no tipo de pesquisa documental e bibliográfica, estrutura-se no percurso reflexivo dos estudos de Barbosa, Cury, Itacarambi, Vasconcelos, Viegas e Vieira, dentro de uma perspectiva histórica. Assim, estabelecendo-se reflexões no que diz respeito ao modelo de homeschooling, que mesmo presente no Brasil, ainda não foi consolidado e regulamentado. Apesar de existir discussões sobre esta temática tanto no poder legislativo, judiciário e na câmara dos deputados, para a regulamentação do suposto método. Assim, é abordado aspectos baseados em leis e na Constituição Federal de 88, que nos orienta sobre a temática, pois mesmo a matrícula sendo uma obrigatoriedade em toda a educação básica, ainda se percebe lacunas na legislação favorecendo assim a prática do homeschooling. No qual observou-se que essa nova metodologia de ensino, se fez ainda mais presente, mesmo de forma intencional, no período da pandemia do Covid-19, pois com o obstáculo que a pandemia causou, a modalidade de ensino EAD aumentou neste período, criando uma relação mais frequente com a prática do homeschooling. Dito isto, considerando que a escola sendo um espaço formal de ensino, onde se encontra a homogeneidade e diversidade e é de extrema relevância para o processo de socialização, e também respeito às diferenças, entende-se que esta não deve ser substituída pela educação domiciliar, pois a figura do professor é de suma importância no processo de ensino aprendizagem. Entretanto, em alguns casos específicos em que os pais trabalham viajando, a prática do homeschooling seria uma alternativa.