Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97099
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3239
    "inscrito_id" => 9938
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO"
    "resumo" => "A música está enraizada na sociedade de modo que o ser humano a usa para diversas finalidades; dentre elas para o lazer, trabalho ou apenas linguagem de expressão. Está presente nos mais diversos espaços, inclusive no ambiente escolar. Na realidade escolar, o professor aborda várias metodologias para que o processo de ensino e aprendizagem seja garantido com qualidade para os discentes. Com base nessa percepção acerca da música no ambiente escolar, o presente artigo tem como objetivo discorrer acerca da vivência de uma graduanda do curso de pedagogia em um estágio supervisionado em uma escola pública do município de Castanhal, no qual pode realizar atividades que envolveram a música na prática pedagógica. A abordagem metodológica do presente trabalho é qualitativa, feita a partir de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os resultados apontam que a música é uma forma de ensino que pode ser usada pelo professor, pois em sala de aula vai para além de um passatempo, pode ser explorada em todo o seu potencial. Verificou-se ainda, a grande contribuição da música no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, de forma que é perceptível ver a relação entre teoria e prática e os benefícios do uso da música em sala de aula no desenvolvimento dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9938_TB3239_25082023065132.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA CARLA DA SILVA FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "furtadoluciana03@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97099
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3239
    "inscrito_id" => 9938
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO"
    "resumo" => "A música está enraizada na sociedade de modo que o ser humano a usa para diversas finalidades; dentre elas para o lazer, trabalho ou apenas linguagem de expressão. Está presente nos mais diversos espaços, inclusive no ambiente escolar. Na realidade escolar, o professor aborda várias metodologias para que o processo de ensino e aprendizagem seja garantido com qualidade para os discentes. Com base nessa percepção acerca da música no ambiente escolar, o presente artigo tem como objetivo discorrer acerca da vivência de uma graduanda do curso de pedagogia em um estágio supervisionado em uma escola pública do município de Castanhal, no qual pode realizar atividades que envolveram a música na prática pedagógica. A abordagem metodológica do presente trabalho é qualitativa, feita a partir de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os resultados apontam que a música é uma forma de ensino que pode ser usada pelo professor, pois em sala de aula vai para além de um passatempo, pode ser explorada em todo o seu potencial. Verificou-se ainda, a grande contribuição da música no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, de forma que é perceptível ver a relação entre teoria e prática e os benefícios do uso da música em sala de aula no desenvolvimento dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9938_TB3239_25082023065132.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA CARLA DA SILVA FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "furtadoluciana03@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A música está enraizada na sociedade de modo que o ser humano a usa para diversas finalidades; dentre elas para o lazer, trabalho ou apenas linguagem de expressão. Está presente nos mais diversos espaços, inclusive no ambiente escolar. Na realidade escolar, o professor aborda várias metodologias para que o processo de ensino e aprendizagem seja garantido com qualidade para os discentes. Com base nessa percepção acerca da música no ambiente escolar, o presente artigo tem como objetivo discorrer acerca da vivência de uma graduanda do curso de pedagogia em um estágio supervisionado em uma escola pública do município de Castanhal, no qual pode realizar atividades que envolveram a música na prática pedagógica. A abordagem metodológica do presente trabalho é qualitativa, feita a partir de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os resultados apontam que a música é uma forma de ensino que pode ser usada pelo professor, pois em sala de aula vai para além de um passatempo, pode ser explorada em todo o seu potencial. Verificou-se ainda, a grande contribuição da música no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, de forma que é perceptível ver a relação entre teoria e prática e os benefícios do uso da música em sala de aula no desenvolvimento dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.