Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PROGRAMA SUPORTE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94950
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 420
    "inscrito_id" => 2258
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PROGRAMA SUPORTE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICO."
    "resumo" => "Este projeto de pesquisa investiga as dificuldades dos estudantes na disciplina de matemática no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, à luz dos contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir daí propõe a construção de um produto educacional intitulado Programa Suporte de Aprendizagem Matemático: na aprendizagem, com a intenção de subsidiar o tratamento da questão no âmbito do Ensino Médio Integrado. A pesquisa será desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). O presente estudo se justifica por trazer uma temática que pode contribuir com o trabalho dos docentes do Ensino Médio Integrado, reconhecendo que a matemática é uma disciplina muito importante, não apenas para a grade curricular e sim para vida, atravessam os processos de aprendizagem e da escola que recebe esses alunos, ora com as dificuldades existentes., então através de uma pesquisa- ação, realizada com dados gerais de professores que atuam como docentes da especialmente em matemática que é o objetivo. Os instrumentos de coleta de dados adotados serão questionários, entrevistas, rodas de conversas e observações. A análise dos dados será quali-quantitativa, feita à luz do referencial teórico, que envolverão saberes necessários ao acolhimento e metodologia de ensino para esses estudantes que chegam ao Instituto com certa dificuldade,ora existentes, à docência em geral e à EPT, em particular. Os resultados indicam que através de um programa de suporte de aprendizagem, os estudantes e professores entendam qual o seu lugar dentro da EPT, até então não existe uma ação sistemática no curso para qualificar os professores e para atuarem na EPT."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2258_TB420_11052023084449.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIVALDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Josivaldo Silva"
    "autor_email" => "josivaldosilva11@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94950
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 420
    "inscrito_id" => 2258
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PROGRAMA SUPORTE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICO."
    "resumo" => "Este projeto de pesquisa investiga as dificuldades dos estudantes na disciplina de matemática no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, à luz dos contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir daí propõe a construção de um produto educacional intitulado Programa Suporte de Aprendizagem Matemático: na aprendizagem, com a intenção de subsidiar o tratamento da questão no âmbito do Ensino Médio Integrado. A pesquisa será desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). O presente estudo se justifica por trazer uma temática que pode contribuir com o trabalho dos docentes do Ensino Médio Integrado, reconhecendo que a matemática é uma disciplina muito importante, não apenas para a grade curricular e sim para vida, atravessam os processos de aprendizagem e da escola que recebe esses alunos, ora com as dificuldades existentes., então através de uma pesquisa- ação, realizada com dados gerais de professores que atuam como docentes da especialmente em matemática que é o objetivo. Os instrumentos de coleta de dados adotados serão questionários, entrevistas, rodas de conversas e observações. A análise dos dados será quali-quantitativa, feita à luz do referencial teórico, que envolverão saberes necessários ao acolhimento e metodologia de ensino para esses estudantes que chegam ao Instituto com certa dificuldade,ora existentes, à docência em geral e à EPT, em particular. Os resultados indicam que através de um programa de suporte de aprendizagem, os estudantes e professores entendam qual o seu lugar dentro da EPT, até então não existe uma ação sistemática no curso para qualificar os professores e para atuarem na EPT."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2258_TB420_11052023084449.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIVALDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Josivaldo Silva"
    "autor_email" => "josivaldosilva11@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este projeto de pesquisa investiga as dificuldades dos estudantes na disciplina de matemática no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, à luz dos contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir daí propõe a construção de um produto educacional intitulado Programa Suporte de Aprendizagem Matemático: na aprendizagem, com a intenção de subsidiar o tratamento da questão no âmbito do Ensino Médio Integrado. A pesquisa será desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). O presente estudo se justifica por trazer uma temática que pode contribuir com o trabalho dos docentes do Ensino Médio Integrado, reconhecendo que a matemática é uma disciplina muito importante, não apenas para a grade curricular e sim para vida, atravessam os processos de aprendizagem e da escola que recebe esses alunos, ora com as dificuldades existentes., então através de uma pesquisa- ação, realizada com dados gerais de professores que atuam como docentes da especialmente em matemática que é o objetivo. Os instrumentos de coleta de dados adotados serão questionários, entrevistas, rodas de conversas e observações. A análise dos dados será quali-quantitativa, feita à luz do referencial teórico, que envolverão saberes necessários ao acolhimento e metodologia de ensino para esses estudantes que chegam ao Instituto com certa dificuldade,ora existentes, à docência em geral e à EPT, em particular. Os resultados indicam que através de um programa de suporte de aprendizagem, os estudantes e professores entendam qual o seu lugar dentro da EPT, até então não existe uma ação sistemática no curso para qualificar os professores e para atuarem na EPT.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.