Este projeto de pesquisa investiga as dificuldades dos estudantes na disciplina de matemática no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, à luz dos contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir daí propõe a construção de um produto educacional intitulado Programa Suporte de Aprendizagem Matemático: na aprendizagem, com a intenção de subsidiar o tratamento da questão no âmbito do Ensino Médio Integrado. A pesquisa será desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). O presente estudo se justifica por trazer uma temática que pode contribuir com o trabalho dos docentes do Ensino Médio Integrado, reconhecendo que a matemática é uma disciplina muito importante, não apenas para a grade curricular e sim para vida, atravessam os processos de aprendizagem e da escola que recebe esses alunos, ora com as dificuldades existentes., então através de uma pesquisa- ação, realizada com dados gerais de professores que atuam como docentes da especialmente em matemática que é o objetivo. Os instrumentos de coleta de dados adotados serão questionários, entrevistas, rodas de conversas e observações. A análise dos dados será quali-quantitativa, feita à luz do referencial teórico, que envolverão saberes necessários ao acolhimento e metodologia de ensino para esses estudantes que chegam ao Instituto com certa dificuldade,ora existentes, à docência em geral e à EPT, em particular. Os resultados indicam que através de um programa de suporte de aprendizagem, os estudantes e professores entendam qual o seu lugar dentro da EPT, até então não existe uma ação sistemática no curso para qualificar os professores e para atuarem na EPT.